"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Coliseu Porto Ageas lança o seu Serviço Educativo, abrindo-se às artes e a novos públicos

Pela primeira vez em 81 anos de história, o Coliseu lança um Serviço Educativo para reforçar a ligação de crianças, jovens e de todos os públicos às artes. 

Centradas na cultura e na criatividade, e com o selo de qualidade de um dos mais importantes teatros do país, as primeiras Oficinas de Verão arrancam a 17 de julho. A partir de setembro, terá início o programa anual, dirigido ao público em geral, escolas, associações culturais e sociais. Haverá oficinas, workshops e visitas orientadas que trabalharão a arte, a história, a geografia e o património do Coliseu e da cidade do Porto.

Uma Casa com tanta história para contar deve ter um Serviço Educativo. Neste momento de mudança do Coliseu, este será um projeto identitário para o presente e de projeção de futuro. Este é o cimento da relação que o Coliseu terá com a cidade”, explica Miguel Guedes, Presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto.

O novo Serviço Educativo constitui-se como parte integrante de uma estratégia de transformação, crescimento e mediação de públicos, alargamento do campo de intervenção, dos serviços prestados e de todas as pessoas que se relacionam com o Coliseu - desde os mais novos até ao envelhecimento ativo. Os programas, transversais e multidisciplinares, vão desdobrar-se em vários formatos, promovendo atividades para todos, com especial destaque para as famílias.

O departamento será coordenado por Filipa Godinho, professora e artista plástica. Coordenou projetos nacionais e internacionais em instituições educativas, sociais e culturais, relacionados com educação através das artes. Dirigiu e integrou vários serviços educativos com relevância nacional.

As Oficinas de Verão, primeira atividade do Educativo Coliseu, surgem como resposta à necessidade de valorização dos tempos livres, havendo propostas para diferentes faixas etárias, e o objetivo será sempre oferecer uma multiplicidade de programas adaptados à realidade de cada grupo.

A Magia das Sombras - Oficina de teatro de sombras para crianças curiosas” acontece de 17 de julho a 1 de setembro e destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 12 anos de idade. Durante uma semana, de segunda a sexta-feira, cada grupo (entre 8 e 12 crianças) irá criar o seu próprio teatro de sombras, desde a história, personagens, cenário e dramaturgia até à luz e som. As inspirações serão variadas, desde as tradicionais sombras chinesas (pinyin) até expressões mais contemporâneas, como o teatro de sombras de Lourdes Castro, entre outros.

De luzes coloridas a objetos surpreendentes, muitas serão as atmosferas visuais criadas, os efeitos mágicos inventados e as possibilidades abertas para a criatividade dos mais novos. Cada uma das semanas termina com o momento pelo qual todos os criadores e artistas anseiam: a ‘subida’ ao palco, com uma apresentação deste teatro de sombras original, exclusiva para os familiares dos inscritos, no final da tarde de sexta-feira. Mais tímidos ou mais extrovertidos, atrás da cortina todos encontram o seu lugar.

Já “Atlas - Atelier de Teatro Labirinto de Ação Sensorial” destina-se a jovens entre os 12 e os 17 anos de idade e decorre de 17 de julho a 4 de agosto. Desenvolvido e orientado pela atriz Cátia Lopes, docente e licenciada em teatro, neste atelier de teatro-labirinto o grupo é convidado a aprender com afetos, questionar valores e dar lugar à escuta das mais complexas ideias e sentimentos dos participantes, em linguagens várias que atravessam o verbal e se estendem ao corpo, à ação e ao espaço.

O Coliseu abre-se aqui como um grande labirinto de experiências dentro do qual abriremos caminhos através dos sentidos, criando significados e partilhando experiências. No final da semana há sempre uma apresentação para familiares e convidados, na qual os participantes se transformam em habitantes deste teatro e o público em viajantes que os acompanharão ao longo de uma apresentação deambulante.

As duas Oficinas de Verão inserem-se no projeto pedagógico que o Coliseu Porto Ageas estabeleceu para o futuro: ações inseridas na temática da arte, nas suas mais variadas formas e conceitos, com especial incidência sobre as artes performativas. Estas atividades assentam em princípios de cariz pedagógico, recorrendo a metodologias de educação não formal e promovendo experiências lúdicas, de aprendizagem multidisciplinar, inovadora e inclusiva.

As atividades de verão são semanais e as inscrições podem ser feitas na bilheteira do Coliseu, em https://educativo.coliseu.pt e na Ticketline.

Agenda
Passeios e Visitas

Rota da Biodiversidade

Parque Florestal de Monsanto - Centro de Interpretação de Monsanto 19 Mai 2024  |  09h30

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,123,528