"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu do Oriente apresenta "A Força das Coisas Frágeis"

A partir de 14 de julho, o Museu do Oriente apresenta ao público, pela primeira vez, 128 das mais significativas peças de porcelana da Antiga Coleção Bouza Serrano.

Taça da China, Dinastia Qing © Gonçalo Barriga - Fundação Oriente

Adquirida em 2019 pela Fundação Oriente ao Embaixador José de Bouza Serrano, esta coleção de porcelana chinesa passa a integrar a exposição permanente do acervo da coleção Presença Portuguesa na Ásia, do Museu do Oriente.

Muito para além do valor estético, a porcelana é veículo privilegiado para contar a história das relações entre o Oriente e o Ocidente, encerrando poderosas narrativas sobre a sua época. A coleção sugere ao visitante uma leitura transversal da porcelana, entre arte, história política e social, de como a elegância pode ser eloquente, da força das coisas frágeis.

A Antiga Coleção Bouza Serrano
Constituída ao longo de cerca de 30 anos de carreira diplomática por José de Bouza Serrano, antigo Embaixador de Portugal e Chefe do Protocolo do Estado, a coleção de porcelana é formada por 170 peças dos séculos XVII a XIX (da dinastia Ming à dinastia Qing). Nela estão representadas várias técnicas de coloração, com destaque para os esmaltes da “família rosa” e os “azuis e brancos”.

Ao gosto europeu, a decoração destas peças é também variada, incluindo motivos florais, paisagens, cenas da vida familiar, mitológicas, fábulas de La Fontaine ou de Esopo e temas chineses.

A porcelana no Museu do Oriente
Através das suas formas, usos e proveniências, a porcelana conta-nos múltiplas histórias sobre as redes de comércio transatlântico, as mudanças sociais na Europa e os discursos de poder e privilégio das cortes. Assim, a consolidação do acervo de porcelana tem sido uma aposta estratégica da Fundação Oriente ao longo dos anos.

O núcleo de porcelana chinesa de exportação do Museu do Oriente é hoje um dos mais importantes do país. Com cerca de 500 peças, distingue-se, quer pelo arco temporal abrangido, quer pela diversidade de tipologias formais, técnicas e decorativas.

Aberta ao público a partir de 14 de julho, a Antiga Coleção Bouza Serrano é o primeiro de uma série de novos núcleos temáticos a revelar até ao final do ano, e que constituem uma reconfiguração do discurso museológico e museográfico da exposição permanente Presença Portuguesa na Ásia. 

A Força das Coisas Frágeis
Antiga Coleção Bouza Serrano
Na Exposição Permanente Presença Portuguesa na Ásia
Inauguração: 13 de julho | 18:30
De terça a domingo: 10:00 às 18:00
Sextas-feiras: 10.00 às 20.00 [entrada gratuita das 18.00-20.00]
Preço: 6 € [descontos em vigor]

Mais informações em foriente.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "LIMITES"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "Limites, pelo Teatro dos Aloés.Trata-se de um espetáculo com 7 personagens e uma só atriz, que aborda a escola e a educação.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,702,769