"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Diretor da Cinemateca Portuguesa recebe prémio Vittorio Boarini em Itália

O diretor da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa, foi distinguido com o Prémio Vittorio Boarini, da Fundação Cinemateca de Bolonha, em reconhecimento pelo trabalho em defesa do património do cinema e da sua história, anunciou hoje a Cinemateca Portuguesa.

Diretor da Cinemateca, José Manuel Costa (fotografia © 2017, Inácio Rosa / LUSA)

O Prémio Vittorio Boarini, criado em homenagem ao fundador e primeiro diretor da Cinemateca de Bolonha, tem por objetivo distinguir anualmente “personalidades internacionais que se distinguiram na salvaguarda e difusão do património cinematográfico”.

Vittorio Boarini (1935-2021), "responsável pela criação daquela que é hoje uma das mais ativas e influentes cinematecas europeias", como escreve a Cinemateca Portuguesa em comunicado, foi pioneiro da disciplina do restauro e dos estudos de cinema, tendo igualmente dirigido a Fundação Fellini, e deu origem ao "maior festival mundial dedicado à divulgação da história do cinema", Il Cinema Ritrovato, que completou a 37.ª edição no domingo passado.

José Manuel Costa está ligado à Cinemateca Portuguesa desde 1975, quando entrou para o Serviço de Programação e Divulgação. Desde então fez parte de diferentes equipas diretivas da instituição e foi o responsável pelo projeto e instalação do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento.

A nível internacional, foi presidente executivo da Associação das Cinematecas Europeias e do Projecto Lumière, para a história do cinema, criado na década de 1990 no âmbito do programa europeu Media.

Investigador, membro fundador da Associação pelo Documentário, é também professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Este ano, além de José Manuel Costa, foi também distinguido o realizador Mohamed Challouf, fundador da Associação Ciné-Sud Patrimoine e "grande ativista da salvaguarda e difusão do património cinematográfico na Tunísia e de outros países do Magrebe", escreve a Cinemateca Portuguesa.

O prémio foi entregue no passado fim de semana, em Bolonha, na véspera do encerramento do festival Il Cinema Ritrovato.

O prémio consiste numa estatueta concebida pelo cenógrafo Giancarlo Basili e o escultor Andrea Leanza.


Fonte: LUSA | 5 de julho de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,964,145