"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Diretor da Cinemateca Portuguesa recebe prémio Vittorio Boarini em Itália

O diretor da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa, foi distinguido com o Prémio Vittorio Boarini, da Fundação Cinemateca de Bolonha, em reconhecimento pelo trabalho em defesa do património do cinema e da sua história, anunciou hoje a Cinemateca Portuguesa.

Diretor da Cinemateca, José Manuel Costa (fotografia © 2017, Inácio Rosa / LUSA)

O Prémio Vittorio Boarini, criado em homenagem ao fundador e primeiro diretor da Cinemateca de Bolonha, tem por objetivo distinguir anualmente “personalidades internacionais que se distinguiram na salvaguarda e difusão do património cinematográfico”.

Vittorio Boarini (1935-2021), "responsável pela criação daquela que é hoje uma das mais ativas e influentes cinematecas europeias", como escreve a Cinemateca Portuguesa em comunicado, foi pioneiro da disciplina do restauro e dos estudos de cinema, tendo igualmente dirigido a Fundação Fellini, e deu origem ao "maior festival mundial dedicado à divulgação da história do cinema", Il Cinema Ritrovato, que completou a 37.ª edição no domingo passado.

José Manuel Costa está ligado à Cinemateca Portuguesa desde 1975, quando entrou para o Serviço de Programação e Divulgação. Desde então fez parte de diferentes equipas diretivas da instituição e foi o responsável pelo projeto e instalação do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento.

A nível internacional, foi presidente executivo da Associação das Cinematecas Europeias e do Projecto Lumière, para a história do cinema, criado na década de 1990 no âmbito do programa europeu Media.

Investigador, membro fundador da Associação pelo Documentário, é também professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Este ano, além de José Manuel Costa, foi também distinguido o realizador Mohamed Challouf, fundador da Associação Ciné-Sud Patrimoine e "grande ativista da salvaguarda e difusão do património cinematográfico na Tunísia e de outros países do Magrebe", escreve a Cinemateca Portuguesa.

O prémio foi entregue no passado fim de semana, em Bolonha, na véspera do encerramento do festival Il Cinema Ritrovato.

O prémio consiste numa estatueta concebida pelo cenógrafo Giancarlo Basili e o escultor Andrea Leanza.


Fonte: LUSA | 5 de julho de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,035,194