"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Vila Nova de Cerveira vai ter pavilhão na Bienal de Arte de Macau

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira vai ter, a partir de 1 de agosto, um pavilhão na Bienal Internacional de Arte de Macau 2023 (Arte Macau).

Foto © Fundação Bienal de Arte de Cerveira

O Instituto Cultural (IC) de Macau indicou, em conferência de imprensa, que a exposição de Vila Nova de Cerveira, intitulada “A Metafísica da Sorte e a Ciência do Azar”, vai exibir uma seleção de 27 obras de “artistas de diferentes países e gerações”.

O pavilhão, comissariado pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira, vai mostrar “diferentes visões do mundo e refletir as consonâncias e contradições entre as tradições religiosas, superstições e ciências”, disse o IC, em comunicado.

A exposição de Vila Nova de Cerveira, apresentada pelo Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, vai estar patente no Antigo Estábulo Municipal de Gado Bovino de Macau.

A diretora do IC, Leong Wai Man, disse à Lusa que a escolha surgiu de “uma negociação mútua” com o consulado de Portugal e sublinhou que a Bienal de Arte de Cerveira, realizada pela primeira vez em 1978, “é muito significativa”.

Numa mensagem de vídeo divulgada na conferência de imprensa, o curador chefe do Arte Macau 2023, Qiu Zhijie, destacou a obra Estatística Milagrosa, do macaense Carlos Marreiros, “inspirada no catolicismo português”, incluindo nos milagres de Santo António.

Os macaenses são uma comunidade euro-asiática, tradicionalmente católica, com muitos lusodescendentes e raízes em Macau.

Qiu Zhijie, também vice-diretor da Academia Central de Belas Artes chinesa, avançou que o mexicano Pablo Helguera vai trazer à Arte Macau o espetáculo ‘The Memory Palace of Matteo Ricci’ (O Palácio da Memória de Matteo Ricci).

O espetáculo é baseado num livro do historiador norte-americano Jonathan Spence sobre a vida do italiano Matteo Ricci (1552-1610), um dos primeiros jesuítas a viver na China e coautor do primeiro dicionário português-chinês.

A exposição principal da Arte Macau 2023 vai ser inaugurada a 28 de julho e a bienal irá decorrer até outubro, com obras de mais de 200 artistas de 20 países e territórios, em 30 mostras espalhadas pela cidade.

Leong Wai Man disse que, com o fim das restrições sanitárias devido à pandemia da covid-19, haverá “um aumento significativo de obras estrangeiras” e um maior “intercâmbio entre artistas locais e internacionais”.

A diretora dos Serviços de Turismo de Macau, Maria Helena de Senna Fernandes, disse à Lusa acreditar que o “megaevento de nível internacional possa servir para atrair mais turistas” à região.

Macau reabriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, a partir de 08 de janeiro, depois de quase três anos de restrições sanitárias.

“Os artistas internacionais vão poder vir para Macau”, destacou Senna Fernandes, o que não aconteceu na anterior edição da bienal, em 2021. “Sem a presença do próprio artista, não é a mesma coisa; vai poder haver intercâmbio”, acrescentou.

O orçamento total do Arte Macau 2023, suportado pelo Governo, é de 12 milhões de patacas (1,4 milhões de euros), valor que não inclui os eventos organizados pelas seis operadoras de casinos, indicou à Lusa a presidente do IC.


Fonte: LUSA | 5 de junho de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,045,628