"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Vhils cria mural na sede da UNESCO de homenagem a nome fundador da organização

O artista Alexandre Farto, conhecido por Vhils, está a criar um mural na sede da UNESCO, em Paris, que será inaugurado na próxima quarta-feira, 12 de julho, anunciou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Vhils (foto © Lusa)

A obra de Vhils, com o título "Substratum - Scratching the Surface Project", é "uma criação monumental", com 31 metros de comprimento, que homenageia a política britânica Ellen Wilkinson (1891-1947), defensora dos direitos da mulher e ministra da Educação do Governo Trabalhista de Clement Attlee, após a II Guerra Mundial, que presidiu a conferência inaugural da UNESCO, em Londres, em 1946.

O trabalho da organização "para proteger o património mundial da Humanidade" e "a notável diversidade" desse património, "através da representação de onze locais em vários continentes", está também em foco no mural, acrescenta o comunicado hoje divulgado pela UNESCO.

"Esta soberba criação de Vhils reflete a missão da UNESCO de celebrar os artistas contemporâneos e proporcionar uma plataforma onde a sua criatividade possa ser plenamente expressa", afirma a diretora-geral da organização, Audrey Azoulay, citada pelo comunicado, sobre a obra do artista português.

Encomendada de propósito para a sede da UNESCO, "graças à generosidade de Portugal", "Substratum - Scratching the Surface Project", segundo a organização, tem vindo a ser "pacientemente esculpida com cinzéis e um martelo perfurador em miniatura desde o início de maio".

A sede da UNESCO em Paris alberga mais de mil obras de arte, contando com peças de artistas como Pablo Picasso, Alexander Calder, Sonia Delaunay, Dani Karavan, Isamu Noguchi e Roberto Matta.

Alexandre Farto, conhecido por Vhils, "desenvolveu uma linguagem visual única baseada na remoção de camadas superficiais das paredes, utilizando ferramentas e técnicas não convencionais", escreve a UNESCO sobre o artista português.

Vhils "começou a interagir com o ambiente urbano através do 'graffiti' no início dos anos 2000. Destruindo para criar, ele esculpe declarações visuais poderosas e poéticas nos materiais que a cidade descartou, humanizando áreas dilapidadas ao criar retratos pungentes e em grande escala. Aborda temas como o impacto da urbanização e do desenvolvimento em massa sobre as paisagens e as identidades. Desde 2005, o seu trabalho tem sido apresentado em todo o mundo em grandes exposições e eventos", lê-se no comunicado da UNESCO.

Vhils, nas suas páginas nas redes sociais, afirma que "é uma verdadeira honra" estar a criar "uma intervenção tão especial, que na sua essência celebra a interligação da história humana, a diversidade cultural e a preservação do nosso património".

O artista agradece à UNESCO, à UNESCO Portugal e à sua equipa "a oportunidade incrível" de o ajudarem "a dar forma [à sua] visão". 

A inauguração do mural está marcada para quarta-feira, 12 de julho, às 19:00 de Paris (menos uma hora em Lisboa), numa sessão que a UNESCO prevê contar com a presença do artista, da diretora-geral Audrey Azoulay e do primeiro-ministro português, António Costa.


Fonte: LUSA | 5 de julho de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,043,632