"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Aí está um manual para as flores dos Tabuleiros

A anteceder a abertura das ruas populares ornamentadas, decorreu ontem o lançamento de um livro fundamental para a preservação dessa tradição e da própria feitura dos tabuleiros.


A Magia das Mãos e do Papel nas Flores dos Tabuleiros”, de José Joaquim Ferreira Marques, é um documento imprescindível, mas também um verdadeiro manual para uso de quem se queira dedicar à confeção de flores de papel, e muito especialmente em ambiente escolar.

A apresentação foi feita no Moinho da Ordem, com as intervenções da presidente da Câmara, Anabela Freitas, que enfatizou a importância desta obra no panorama da Festa; de Nuno Fonseca, que fez uma resenha biográfica do autor e do seu laborioso trabalho de recolha etnográfica; e de André Camponês, do Gabinete de Museologia do Município, que procedeu a um enquadramento histórico da utilização das flores na Festa.

Por fim, o autor falou do livro e do processo que conduziu à sua realização, que contou com a colaboração de um conjunto das muitas mãos que ao longo dos anos têm feito a Festa.

Ambos os títulos se encontram disponíveis para aquisição no Posto de Turismo de Tomar.


Fonte: Câmara Municipal de Tomar | 6 de julho de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,291,225