"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A Vida de Beethoven vista pelo olhar do Nobel da Literatura Romain Rolland

Um dos maiores génios musicais de sempre, e o único compositor surdo da História, Beethoven previu o futuro e assombrou o mundo com o seu talento, mas foi também um «homem forte e puro» envolto num sofrimento profundo. 

Quem o diz é Romain Rolland, escritor biógrafo e músico francês laureado com o Prémio Nobel da Literatura de 1915, no livro A Vida de Beethoven, que publicou pela primeira vez em 1903, e no qual presta homenagem ao compositor alemão. Uma belíssima descrição da vida e obra de Beethoven escrita com uma visão crítica dos factos que enfatiza a empatia e a resistência do biografado, A Vida de Beethoven chega agora a Portugal numa nova tradução de Isabel Ferreira da Silva, incluída na coleção «Biografias Guerra e Paz», que estará disponível na rede livreira nacional e no site da editora.

No livro-homenagem A Vida de Beethoven, Romain Rolland, escritor e biógrafo francês, reconstitui os passos de um dos maiores músicos de todos os tempos a partir de fontes primárias e testemunhos dos amigos do grande compositor, desde a infância na cidade de Bonn, marcada pela educação severa imposta pelo pai, que nele projetou uma carreira musical brilhante que ele não havia conseguido atingir, até à sua dolorosa morte, em 1827, «durante um temporal – uma tempestade de neve –, num ribombar de trovão».

Pelo meio estão episódios riquíssimos, descritos por Rolland como se de um romance se tratasse. O ouvido absoluto, que nem mesmo a surdez lhe roubou em definitivo, a morte da mãe, o alcoolismo do pai, a oportunidade que Joseph Haydn lhe deu de estudar em Viena, o processo de ensurdecimento, a composição das míticas nove sinfonias, o desgosto amoroso que Therese Brunswick lhe provocou, a degradação da sua saúde, mas também «do seu aspeto e dos seus modos», e, claro, o momento em que, a 7 de maio de 1824, em Viena, surpreendendo tudo e todos, conseguiu dirigir a primeira audição da Missa em Ré e da Nona Sinfonia completamente surdo. «Quando Beethoven surgiu, foi recebido com cinco salvas de palmas; o costume, neste país da etiqueta, era dar três salvas quando entrava a família imperial. A polícia teve de pôr termo às manifestações.»

Tudo isto foi Beethoven, mas houve mais. Houve, segundo o biógrafo, «um infeliz, pobre, inválido, solitário, a personificação da dor, a quem o mundo recusa a alegria», mas que, no sopro do seu heroísmo, «cria ele próprio a Alegria para a dar ao mundo.» E é essa «frente da legião heróica» que lhe é cedida neste A Vida de Beethoven, uma obra que, na opinião do filósofo e ensaísta franco-alemão Jean Lacoste, se diferencia por não se focar «apenas na história musical», mas sobretudo «na dimensão humana, nesta lição de “resiliência” – para usar um termo recente – que Rolland encontra na figura fraternal de Beethoven».

Uma edição Guerra e Paz que reforça a coleção «Biografias Guerra e Paz», inaugurada pelas biografias de NietzscheMarquês de PombalChopin e TolstóiA Vida de Beethoven inclui, além do texto de Romain Rolland, uma seleção da correspondência de Beethoven e algumas das suas citações e pensamentos mais famosos.

Biografias Guerra e Paz
A Vida de Beethoven
Romain Rolland
Não-Ficção / Biografia
104 páginas · 15x23 · 14 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,280,762