"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Electra 21: Ócio e lazer

A edição de Verão da revista Electra, o número 21, tem como “Assunto” central o “Ócio e o Lazer”, conceitos com uma longa história que, desde a primeira metade do século XX, sofreram mudanças profundas resultantes das transformações económicas, sociais e culturais que ocorreram.

Para refletir sobre este tema, convidámos um conjunto de pensadores que contribuem com uma valiosa diversidade de pontos de vista: Franco «Bifo» BerardiMark WigleyAndré BarataClaire SiegelRaúl Rodríguez-Ferrándiz e Francesco Masci

Alejandro Aravena, vencedor do Pritzker Prize em 2016, é entrevistado pela investigadora e arquiteta Ana Vaz Milheiro, numa conversa em que aborda o seu percurso pessoal, fala da relação entre arquitetura, habitação, sociedade, sustentabilidade e natureza e dá-nos conta da sua experiência de projetar e construir em Lisboa. 

Os fotógrafos e editores André Príncipe e José Pedro Cortes continuam a série concebida para a Electra, que iniciaram em Tânger e prosseguiram no Cairo. Desta vez, o encontro foi com o fotógrafo francês Bernard Plossu. Numa entrevista que se tornou muito íntima, falam da vida, de viagens, da paixão do deserto, do tempo que passa, de fotografia, de fotógrafos, de livros de fotografia e também do trabalho que Plossu fez em Portugal.

Destaque ainda para o movimento woke, abordado na secção «Diagonal» por duas visões que se confrontam de forma serena: a da escritora e filósofa Véronique Bergen e a da investigadora e filósofa Carolina Flores. Na secção “Metropolitano”, o designer gráfico, investigador e professor holandês Ruben Pater, numa conversa com Frederico Duarte, fala dos seus livros e da sua concepção do design como prática de cidadania. 

Ainda neste número da Electra, Joana Bértholo escreve sobre a palavra “Trans”; o artista Gonçalo Pena apresenta 21 desenhos inéditos; a poeta e ensaísta austríaca Ann Cotten visita Steyr, uma cidade da Alta Áustria, que alia uma natureza poderosa com a memória histórica e cultural e com o património fabril e industrial; Luca Mazzocchi escreve sobre o grande escritor Carlo Emilio Gadda, falando da sua obra, labiríntica e complexa, e da receção dela; José Manuel dos Santos comenta uma declaração do Papa Francisco sobre a homossexualidade, dando-lhe uma perspetiva histórica; e João Oliveira Duarte regista a edição de um vastíssimo volume que reúne toda a obra crítica de Joaquim Manuel Magalhães

A Electra é uma revista editada pela Fundação EDP, que privilegia o pensamento e a cultura contemporânea. Com duas edições, em português e em inglês, a revista tem periodicidade trimestral. Pode ainda ser acompanhada no Instagram, em @electra.magazine, e no website electramagazine.com

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,284,899