"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Em torno do Pensamento de Luís Moita: Humanismo e Relações Internacionais

O professor, sociólogo e investigador Luis Moita foi um dos protagonistas da vigília da Capela do Rato, em 1972, e um estudioso da guerra e da paz, que cooperou com os países africanos.

Foi sacerdote católico e um opositor ativo contra a guerra e a ditadura, defensor da justiça social e da igualdade, motivos pelos quais foi preso político em Caxias e um dos últimos prisioneiros a ser libertado. Luis Moita assumiu as funções de Vice-Reitor na Universidade Autónoma de Lisboa, entre 1992 e 2009, além de ter sido membro do Conselho Científico, professor catedrático de Teorias das Relações Internacionais e diretor do Departamento de Relações Internacionais. Orientou, durante vários anos, a unidade de investigação OBSERVARE - Observatório de Relações Exteriores, deste estabelecimento de ensino. Faleceu em janeiro de 2023, aos 83 anos. 

Em memória do seu legado, no dia 10 de julho, foi lançado o livro Em torno do Pensamento de Luís Moita: Humanismo e Relações Internacionais. A obra, com mais de três dezenas de autores, inclui as colaborações de Constança Urbano de Sousa, antiga ministra da Administração Interna, José Manuel Pureza, ex-deputado e antigo vice-presidente da Assembleia da República, Paula Pereira, antiga adjunta do Gabinete do Primeiro-Ministro e Luis Valença Pinto, antigo Chefe do Estado Maior das Forças Armadas. Sem ter um propósito biográfico, o objetivo do livro passa por reunir um conjunto de contributos de pessoas que trabalharam de perto com o professor Luís Moita, e com ele aprofundaram inúmeras temáticas relacionadas com a guerra, a crise de refugiados na Europa, passando pela democracia, ou a descolonização, do ponto de vista humanista e das relações internacionais, simbolizando o reconhecimento e a gratidão pelo seu legado. 

AUTORES QUE COLABORAM NESTA EDIÇÃO
Amadeu Paiva
Ana Isabel Xavier
Brígida Brito
Carlos Gaspar
Carlos Vales Vásquez
Constança Urbano de Sousa
Daniel Cardoso
Daniela Nascimento
Fernando Jorge Cardoso
Filipe Vasconcelos Romão
Francisco Xavier de Sousa
Gianni Tognoni
Henrique Morais
Isabel Ferreira Nunes
José Manuel Pureza
José Reis
José Subtil
Luís Lobo-Fernandes
Luís Nuno Rodrigues
Luis Tomé
Luís Valença Pinto
Luísa Godinho
Mariano Aguirre
Mateus Kowalsk
Nancy Elena Ferreira Gomes
Patrícia Galvão Teles
Paula Pereira
Rafael Calduch Cervera
Raquel Freire
Reginaldo Nasser
Ricardo Real P. Sousa
Sandra Ribeiro
Simona Fraudatario
Sofia José Santos
Sónia Sénica
Teresa Almeida Cravo

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,920,735