"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Concurso Arte pela Democracia

O concurso «Arte pela Democracia», promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES), selecionou 45 projetos para receberem um apoio global de 1 milhão de euros.

Estas iniciativas, que terão lugar por todo o país, vão integrar as Comemorações dos 50 anos da Revolução e contribuir para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção democracia.

“O programa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril desenvolve-se em torno de dois eixos estruturantes: Memória e Futuro. As Artes são imprescindíveis a esta evocação do passado e à reflexão sobre os próximos 50 anos. Estes projetos artísticos vão contribuir para que, por todo o país, se convoquem as várias gerações em torno do momento fundador da nossa democracia”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva. 

A parceria para apoio a projetos artísticos decorrerá até 2026, prevendo-se a abertura de dois novos concursos, um em 2024 e outro em 2025. 

Teatro, música e muito mais para assinalar o 25 de Abril em todo o país 

A edição de 2023 selecionou um total de 45 projetos, 19 nas áreas artísticas de cruzamento disciplinar; nove de teatro; e seis de música. No domínio artístico da criação, serão apoiadas 27 iniciativas; no da programação, sete; no da circulação nacional, quatro. Foram ainda selecionados seis projetos no domínio da edição e um  no domínio das ações estratégicas de mediação.

Os projetos abrangem todo o país. Há onze projetos na região Norte; seis na região Centro; 22 na Área Metropolitana de Lisboa; três projetos no Alentejo; um no Algarve, um nos Açores; e um na Madeira.

A lista dos projetos vencedores será conhecida após terminado o prazo para a audiência dos interessados. 

>> Saiba mais AQUI

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,247,089