"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

E então, Lembro-me: novo romance distópico de Catarina Costa

Depois de, no verão de 2022, nos ter apresentado Periferia, um romance repleto de suspense que venceu o VII Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, Catarina Costa oferece-nos agora E então Lembro-me, um romance demolidor, narrado na primeira pessoa, que promete agarrar os leitores da primeira à última página. 

Nesta nova ficção distópica, género raro em Portugal e que a autora natural de Coimbra cultiva com mestria, somos convidados a partir em busca da identidade de Laila, uma mulher que, amnésica e castrada, procura entender quem é numa cidade sitiada. Uma edição Guerra e Paz, E então, Lembro-me estará disponível, quer na rede livreira nacional quer no site da editora, a partir do dia 25 de julho de 2023. 

Depois de oito livros de poesia publicados e de um romance premiado, a jovem autora natural de Coimbra, Catarina Costa, apresenta-nos agora E então, Lembro-me, o seu novo romance. Nele somos transportados para um universo distópico, onde uma série de pessoas acordam num hospital sem qualquer memória autobiográfica e são depois transportadas e forçadas a trabalhar num complexo fabril de uma cidade a que chamam Irislândia. 

Entre as cobaias desta experiência social de origem desconhecida está a protagonista do romance, Laila, que nos narra os acontecimentos pelos quais ela e os restantes operários vão passando. «Morre-se cedo na Irislândia. Os efeitos físicos da castração encurtam-nos a vida. No meu caso, estão a encurtar-me a vida em décadas. Que idade terei eu? Trinta e cinco? Quarenta? Seja como for, morrerei na flor da vida. Apenas os opiáceos, oferecidos por uma dúbia generosidade, me acalmam.»

Presos e escravizados nesta cidade onde a lei é administrada por autoridades anónimas, os habitantes procuram descobrir, entre a realidade e a imaginação, a paranóia e o desejo, quem são e de onde vêm. Ao partilharem recordações fragmentárias e, muitas vezes, perturbantes, esforçam-se para criar uma imagem da sociedade a que pertenceram e de onde foram retirados.

Laila, como os outros, tenta recuperar as ruínas do seu passado. Poderão estas protegê-la de um abismo maior? Porque foram eles os escolhidos? Estarão a ser punidos por serem presos políticos ou por serem criminosos de delito comum? Ou terão sido selecionados de forma arbitrária? Estas e outras questões vão acompanhar os leitores, prometendo agarrá-los da primeira à última página deste page-turner.

E então, Lembro-me
Catarina Costa
Ficção/Romance
184 páginas · 15x23 · 15,00 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,962,595