"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Paul B. Preciado, Agnieszka Polska e Vera Mantero na 4.ª edição da bienal BoCA

O filósofo Paul B. Preciado, a artista Agnieszka Polska e a coreógrafa Vera Mantero estão entre os criadores que a Bienal de Artes Contemporâneas (BoCA) vai apresentar em Lisboa e Faro de 2 de setembro a 15 de outubro.

"Orlando, My Polítical Biography", de Paul B. Preciado foi mostrado na Berlinale de 2023_Les Films du Poisson

Esta 4.ª edição do evento dedicado às artes contemporâneas, com direção artística de John Romão, tem como tema "Presente Invisível", inspirado na "reivindicação dos corpos e dos gestos que não são dados a ver", segundo a informação divulgada pela organização.

Nos mais de 30 projetos que serão apresentados, entre comissões, estreias mundiais e nacionais, reúnem-se autores como Paul B. Preciado, pensador da teoria queer, que exibe, em antestreia nacional, “Orlando, a minha autobiografia política”.

Na Culturgest, o filósofo espanhol apresentará ainda a conferência-performance “Eu sou o monstro que vos fala”, mais uma estreia nacional, segundo a programação, cujo formato assenta em espetáculos multidisciplinares, teatro, cinema, performances, instalações e concertos.

Comissionado e produzido pela BoCA, o espetáculo "The Talking Car" marcará a estreia da artista visual polaca Agnieszka Polska na criação para teatro, reunindo Albano Jerónimo, Vera Mantero, Iris Cayatte ou Bartosz Bielenia em palco, com apresentações na Culturgest (Lisboa) e no Teatro das Figuras (Faro), seguindo-se uma digressão nacional e internacional.

De regresso a Portugal, o artista mexicano Héctor Zamora apresentará a sua nova criação, "Quimera", prestando homenagem à comunidade migrante e à sua força de trabalho "quase sempre invisível aos olhos dos outros", numa ação com balões que formam palavras, nas ruas de Lisboa e Faro, aludindo ao conceito de quimera na perspetiva migrante.

Também da América Latina, Gabriel Chaile, artista do norte da Argentina, irá conceber uma instalação de grande escala para a Praça do Carvão, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, “um espaço onde a matéria, os símbolos e as epistemologias de culturas pré-colombianas misturaram-se com a vida contemporânea”.

Estes artistas irão estar ao lado de outros como Marina Herlop, Julian Hetzel, Ntando Cele, Yvonne Rainer, e os portugueses Teresa Silva, João Pais Filipe e Marco da Silva Ferreira, Ana Borralho & João Galante, João dos Santos Martins, Herlander, Gaya de Medeiros e Cláudia Dias.

A Bienal de Artes Contemporâneas - BoCA teve a sua primeira edição em 2017. 


Fonte: LUSA | 25 de julho de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,286,160