"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filmes "Alma Viva" e "Great Yarmouth" são candidatos a nomeações para os Goya

Academia Portuguesa de Cinema anuncia filmes candidatos para representar Portugal nos Prémios Goya 

“Alma Viva” e “Great Yarmouth: Provisional Figures” são os filmes selecionados pela direção da Academia Portuguesa de Cinema (APC) como candidatos de Portugal à categoria de Melhor Filme Ibero-americano e Melhor Filme Europeu, respetivamente, na 38ª edição dos Prémios Goya, organizados pela Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas de Espanha.

“Alma Viva”, candidato a Melhor Filme Ibero-americano, é realizado por Cristèle Alves Meira e produzido por Midas Filmes. “Great Yarmouth: Provisional Figures”, candidato a Melhor Filme Europeu, é realizado por Marco Martins e produzido por Uma Pedra no Sapato.

As longas-metragens foram selecionadas entre todos os candidatos elegíveis, estreados em Portugal entre 1 de novembro de 2022 e 31 de outubro de 2023, condição necessária para esta nomeação.

A direção da Academia considera que Alma Viva “é um retrato das nossas tradições transmontanas, influenciadas pelas raízes ibéricas que nos compõem enquanto povo, movendo-se num equilíbrio fascinante entre realidade e superstição”.

Sobre Great Yarmouth, a ACP acha que “o filme reflete sobre importantes questões laborais da emigração portuguesa, no contexto de um Reino Unido na iminência do Brexit, através de uma linguagem crua e dilacerante, onde o belo nos surpreende nos cantos mais inóspitos do ser humano.”

Os vencedores da 38º edição dos Prémios Goya serão conhecidos na cerimónia que se realizará em Valladolid, a 10 de fevereiro de 2024.

Sobre os filmes:

“Alma Viva” 

Realizado por Cristèle Alves Meira, com argumento de Cristèle Alves Meira e Laurent Lunetta, Alma Viva foi o grande vencedor da 12ª edição dos Prémios Sophia ao arrecadar um total de seis distinções em diversas categorias.

Produzido pela Midas Filmes em coprodução com França e Bélgica, o filme teve a sua estreia mundial na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2022. Com direção de fotografia de Rui Poças, conta com as interpretações de Lua Michel, Ana Padrão, Esther Catalão, Jacqueline Corado, Duarte Pina, entre outros.

Sinopse:

Como todos os anos no Verão, a pequena Salomé regressa à aldeia natal da sua família, nas montanhas de Trás-os-Montes, para passar as férias. É um tempo de festa e de descontração, mas, de repente, a sua adorada avó morre. Enquanto os adultos disputam por causa do funeral, Salomé é assombrada pelo espírito daquela que na aldeia era vista como uma bruxa, a sua avó. 

» + info

“Great Yarmouth Provisional Figures” 

Realizado por Marco Martins, com argumento de Ricardo Adolfo e Marco Martins e produção Uma Pedra no Sapato, o filme teve a sua estreia mundial no Festival de Cinema de San Sebastian. Com direção de fotografia de João Ribeiro, o filme conta com as interpretações de Beatriz Batarda, Nuno Lopes, Romeu Runa, Rita Cabaço, Hugo Bentes, entre outros.

Sinopse:

Outubro de 2019, Great Yarmouth, Norfolk (Reino Unido). Três meses antes do Brexit. Centenas de imigrantes portugueses continuam a chegar a esta vila costeira semiabandonada, outrora um destino balnear de eleição para a classe trabalhadora inglesa, em busca de uma vida melhor. Tânia (aka Mãe dos Portugueses), antiga trabalhadora das fábricas, está agora casada com um inglês e lidera uma rede de contratação de mão de obra barata vinda de Portugal para trabalhar nas fábricas de peru. Numa região com uma das taxas mais altas de desemprego do Reino Unido (onde o voto LEAVE teve mais de 70%), Tânia vive da exploração dos imigrantes que instala nos decadentes hotéis da marginal (pertencentes ao pai do seu marido), na esperança de um dia vir a adquirir cidadania inglesa e deixar o negócio de alojamento dos imigrantes, transformando os hotéis do seu marido em residências para cidadãos seniores.
» + info

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,246,791