"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Met de Nova Iorque dedica exposição a mulheres estilistas dos séculos XX e XXI

O The Metropolitan Museum of Art (The Met) de Nova Iorque vai realizar uma exposição sobre mais de 70 mulheres estilistas desde o início do século XX até à contemporaneidade.

Foto: EPA/JUSTIN LANE © 2020 LUSA

Intitulada “Women dressing women” (“Mulheres que vestem mulheres”, na tradução portuguesa), a mostra vai estar patente entre 7 de dezembro e 3 de março de 2024, exibindo mais de 80 objetos que retratam o trabalho das estilistas, incluindo peças de Gabrielle "Coco" Chanel, Sarah Burton, Ann Demeulemeester, Elizabeth Hawes, Jeanne Lanvin, Germaine Émilie Krebs, Miuccia Prada e Elsa Schiaparelli.

Entre as estilistas contemporâneas, a exposição evoca Hillary Taymour (Collina Strada), Anifa Mveumba (Hanifa), Iris Van Herpen, Norma Kamali, Ester Manas, Jamie Okuma, Simone Rocha, Marine Serre, Yeohlee Teng e Isabel Toledo.

Concebida para mostrar a evolução das costureiras desde o anonimato até à criação de marcas com o seu nome, a exposição quer “oferecer uma nova interpretação do cânone tradicional da história da moda” e examinar como o setor tem sido um instrumento de autonomia social, financeiro e criativo para as mulheres, realça o comunicado.

O The Met refere também que a mostra vai divulgar novos dados sobre as estilistas, visando “ampliar o cânone da moda ocidental ao destacar peças incomuns da coleção do (Met) Institute of Fashion”.


Fonte: LUSA | 17 de agosto de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,246,068