"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Livro provocatório de Mário Carneiro apresenta uma irónica alternativa woke aos contos da nossa infância

Ao quarto livro, o jornalista e escritor Mário Carneiro abre-nos as portas do maravilhoso reino do politicamente correcto, onde a linguagem é policiada, com a nobre finalidade de tornar a literatura imune a estigmas, generalizações, bullying, preconceitos homofóbicos e masculinidade tóxica.

Nenhum anacronismo sobrevive ao lápis azul do wokismo –, mas será que as histórias sobrevivem – neste Uma Noite Descansada: Dez Contos Tradicionais Politicamente Correctos. Um mundo encantado onde uma Jovem caucasiana (outrora Branca de Neve) trava amizade com sete reféns da gravidade, onde um Jovem pato que enfrentava desafios estéticos por causa dos juízos dos outros (mais conhecido como Patinho Feio) nos fala dos seus traumas e disserta sobre saúde mental, e onde uma Narcoléptica esteticamente diferenciada (outrora Bela Adormecida) luta contra a objectificação feminina. Uma Noite Descansada: Dez Contos Tradicionais Politicamente Correctos estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 29 de Agosto, numa edição Guerra e Paz que irá divertir e provocar os leitores portugueses.

Verdadeiramente inclusivo, Uma Noite Descansada: Dez Contos Tradicionais Politicamente Correctos agradará tanto aos que não compreendem a ironia, quanto aos que reconhecem o absurdo a que pode chegar o wokismo. Neste hilariante livro, Mário Carneiro, jornalista que habitualmente vemos nos canais RTP, revisita histórias contadas a crianças desde tempos imemoriais e actualiza-as, purificando-as de tudo o que nelas podia ofender, discriminar ou marginalizar aqueles que eram classificados e rotulados por serem «gigantes», «anões», «maus» ou «estúpidos».

A obra é composta por dez clássicos que agora podem ser lidos e partilhados sem que se perpetuem estigmas – ou será que irão? Entre eles, os leitores encontrarão versões salvíficas dos Três porquinhos, agora «os três jovens animais cujo nome não mencionamos», da Caracóis Dourados e os Três Ursos, agora «A jovem menina do cabelo tipo 3A com abundante feomelanina e a família de ursos antropomorfizados por opção própria», da Bela Adormecida, agora «A narcoléptica esteticamente diferenciada», ou da Branca de Neves e os Sete Anões, agora «A caucasiana e os sete reféns da gravidade?». Já se está a rir?

Não nos cancelem já. Além das profícuas modificações, estes contos wokizados lançam questões muito pertinentes para o advento da justiça social. Será que o lobo é «mau» por opção? E as irmãs da Cinderela? A história da Carochinha é um grito de libertação em relação à masculinidade tóxica? Por que razão Aurora, a narcoléptica, teria de receber um beijo em relação ao qual não tinha expressado autorização ou consentimento? E quem disse que a jovem queria ser acordada e confrontada com as agruras do nosso mundo? Certo é que nestes contos politicamente correctos nada será como dantes.

Uma Noite Descansada: Dez Contos Tradicionais Politicamente Correctos estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 29 de Agosto, com a chancela da Guerra e Paz. O livro poderá ainda ser adquirido, desde já, em pré-venda, no site da editora.

Uma Noite Descansada: Dez Contos Tradicionais Politicamente Correctos
Mário Carneiro
Ficção / Contos
144 páginas · 14x21· 16,00€
Nas livrarias a 29 de Agosto
Guerra e Paz, Editores
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,298,381