"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Breviário de Medo e Malícia"

Vencedor do Prémio de Revelação Literária da UCCLA-CMLisboa 2023 conduz o crente pelos mistérios da malevolência.

Distinguido pelo júri do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa 2023, no passado mês de maio, em ex-aequo com o livro de poesia O Sentido Litoral, do brasileiro A. B. Bueno, Breviário de Medo e Malícia, de Leonel Barbosa, é agora editado pela Guerra e Paz, com o patrocínio da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio do Movimento 2014 – 800 Anos da Língua Portuguesa. Composta por 19 contos, a obra do otorrinolaringologista minhoto está povoada de personagens memoráveis que protagonizam histórias em que a realidade e a ficção se tocam. Uma experiência de evasão deste mundo e do outro, Breviário de Medo e Malícia chega à rede livreira nacional a partir do próximo dia 29 de agosto, estando desde já disponível em pré-venda no site da editora.

O diabo, o silêncio, a morta, a escuridão, o deus ressentido, o ególatra – todos tememos vilões, mas todos temos a curiosidade de os observar de perto. No Breviário de Medo e Malícia, Leonel Barbosa conduz-nos pelos mistérios da malícia, a grande e a pequena, a dos mortais e a dos divinos; e explora as variações do medo – o da insuficiência e o do esquecimento, acima de tudo. O livro é composto por 19 contos que nos remetem tanto para um lugar de exuberância e entusiasmo, quanto para o interior desolado de uma mente céptica.
 
Também as latitudes são as mais dispersas nestas leituras breves. No Minho rural, encontramos uma criança que cresce sob obscuras influências, um rapaz que tenta fugir ao vício que tem dentro e Herculano, o manipulador, num dos seus trabalhos mitológicos. Já Lisboa acolhe uma devassa dos anos 20 do século passado e um pombo com ambições políticas; no Tibete, seguimos um candidato à santidade; e, no Antigo Egipto, assistimos a um hilariante arraial de crueldade e prepotência.
 
Este Breviário, encapado com a vibrante pintura de Gustav Klimt, «Morte e Vida», venceu, em ex-aequo com O Sentido Litoral de A. B. Bueno, a edição deste ano do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, entre 301 candidaturas oriundas de África (países de língua portuguesa), América (EUA e Brasil), Ásia (China e Timor-Leste) e Europa (Alemanha, Bélgica, Espanha, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Reino Unido e Suíça). Ambas as obras, que sucedem Caligrafia, do jovem autor brasileiro Alexandre Assine, serão publicadas pela Guerra e Paz, editora oficial do galardão desde 2020.
 
Breviário de Medo e Malícia chega à rede livreira nacional no dia 29 de Agosto. A obra estará ainda disponível no site da editora.  Além de contos, Leonel Barbosa está a trabalhar no seu primeiro romance e tem escrito também crónica e poesia, género que lhe valeu o «Prémio Literário Natália Correia», atribuído no último mês de Julho ao livro Egoscopia, ou a Mecânica Geral de Si Mesmo.

Breviário de Medo e Malícia
Leonel Barbosa
Ficção / Romance
208 páginas · 15x23· 16,00€
Nas livrarias a 29 de Agosto
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,303,325