"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Sentido Litoral"

Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa distingue poesia sensorial de A. B. Bueno

Distinguido pelo júri do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa 2023, no passado mês de maio – ex aequo com o livro de contos Breviário de Medo e Malícia, de Leonel Barbosa –, O Sentido Litoral, de A. B. Bueno, é agora editado pela Guerra e Paz, com o patrocínio da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Câmara Municipal de Lisboa e o apoio do Movimento 2014 – 800 Anos da Língua Portuguesa. Inspirada pelo encontro do sujeito poético com o mar, a obra do autor brasileiro, que vive no litoral da Bahia, leva-nos a despertar os cinco sentidos, remetendo o leitor para paisagens, texturas, aromas, sons e cheiros costeiros. O Sentido Litoral chega à rede livreira nacional a partir do próximo dia 29 de agosto, estando, desde, já, disponível em pré-venda no site da editora.  

Do encontro da pele (quase) nua com o litoral, e especialmente com a praia tropical, nasce O Sentido Litoral, livro do autor baiano A. B. Bueno que reúne 50 poemas sensoriais estimulados pelo Sol, a Lua, o vento, o marulho, a areia, a maresia, a linha do horizonte, as cores do céu e da terra, o cheiro das algas, as formas das nuvens, o sal na boca e a água no corpo. O sentido litoral não é literal nem figurado. É o sentido que a palavra poética activa no corpo sensorial.

 

                     (A água e o tempo.)

                    Nossos lençóis freáticos

                    irromperão

                    os úteros ocos

                    dos altos montes,

 

                                                                         e incessantes, jorrarão

                                                                         a frenética matéria-prima

                                                                         para a subsequente

                                                                         formação

                                                                         dos oceanos,

 

                                                                         e séculos.

 

O livro, encapado com a paisagem venosa de um areal captada por Carolina Junqueira dos Santos, venceu, ex aequo com Breviário de Medo e Malícia, de Leonel Barbosa, a edição deste ano do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, entre 301 candidaturas oriundas de África (países de língua portuguesa), América (EUA e Brasil), Ásia (China e Timor-Leste) e Europa (Alemanha, Bélgica, Espanha, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido e Suíça). Ambas as obras, que sucedem a Caligrafia, do jovem autor brasileiro Alexandre Assine, serão publicadas pela Guerra e Paz, editora oficial do galardão desde 2020.   

O Sentido Litoral chega à rede livreira nacional no dia 29 de agosto. Está desde já disponível em pré-venda no site da editora.

O Sentido Litoral
A. B. Bueno
Ficção / Poesia
98 páginas · 15x23· 13,00€
Nas livrarias a 29 de agosto
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,299,926