"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Torre dos Clérigos que assinala os 250 anos da morte de Nicolau Nasoni

No dia em que se assinalam os 250 anos da morte do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, a Torre dos Clérigos vai avançar, esta quarta-feira, com um conjunto de iniciativas para as quais convida toda cidade.

Aberta livremente a todo o público, a caminhada “O Porto de Nasoni” será acompanhada do relançamento do livro com o mesmo título, a ter lugar no complexo dos Clérigos, com sessão de autógrafos de Joel Cleto. A fechar o dia realizar-se-á um concerto na Igreja dos Clérigos.

Do programa consta uma caminhada nasoniana guiada pelo historiador Joel Cleto, a partir das 18h desde a catedral do Porto, onde Nasoni iniciou em 1725 os seus primeiros trabalhos na cidade, até aos Clérigos – a sua obra mais famosa e onde se encontra sepultado desde 1773. O percurso passará por outros locais simbólicos desta relação do arquiteto com a cidade, nomeadamente o Paço Episcopal, a igreja da Misericórdia e a Rua Nicolau Nasoni. Por volta das 19:15, o passeio terminará no interior de um dos ex-libris da arquitetura do italiano e do património de Portugal, a Igreja dos Clérigos, que acolherá também o lançamento do guia “O Porto de Nasoni” de autoria de Joel Cleto e Sérgio Jacques – um livro de bolso através do qual se revelam as obras deste mestre do Barroco na área do Porto, em abordagens pormenorizadas a algumas das suas criações mais importantes, mas também com diversas sugestões de roteiros ao longo dos quais o visitante se vai cruzando com obras de Nasoni ou nasonianas. Dez anos após a primeira edição, “O Porto de Nasoni” surge agora atualizado e dinamizado com novas fotografias, ficando à venda na loja dos Clérigos a partir de 30 de agosto, com um preço de 9,99€. Neste dia, o autor estará presente para autografar os exemplares vendidos, com preço de capa de 7€. Após o lançamento do livro, e ainda no interior da igreja dos Clérigos, realizar-se-á um Concerto de Metais pela Banda Sinfónica Portuguesa. Estas duas iniciativas no interior da igreja são igualmente de acesso gratuito, estando condicionadas ao número máximo da ocupação do templo.

Com estas iniciativas a Torre dos Clérigos procura não só recordar aquele que foi o seu criador, mas valorizar também o legado daquele que é conhecido como “o Arquiteto do Porto”. Nasoni marcou com efeito o panorama arquitetónico e artístico do Porto de meados do século XVIII e a sua estática barroca acabou por dar origem a muitos dos mais icónicos monumentos da cidade, de que, entre outros, são exemplo a torre e conjunto dos Clérigos, elementos de pintura e arquitetura na catedral, a fachada da igreja da Misericórdia, a Casa de Ramalde, a Quinta da Prelada, o Palácio do Freixo, ou apontamentos na igreja do Carmo.

Com estas comemorações a Torre dos Clérigos vai igualmente ao encontro da sua missão de valorização do Património e da História da cidade junto dos portuenses.

Sobre a Irmandade e Torre dos Clérigos
Constituída pela união de três instituições nascidas no Século XVII no Porto, a Irmandade dos Clérigos é uma instituição solidária, responsável pela gestão do conjunto arquitetónico Clérigos, classificado Monumento Nacional desde 1910. Desenhadas pelo arquiteto Nicolau Nasoni, a Igreja e a Torre são a casa da Irmandade dos Clérigos desde 28 de março de 1748. Desde 2014, ano da sua musealização, tanto a Igreja, lugar de culto, quanto a Torre e o Museu são palco de uma agenda cultural intensiva nas áreas da música, pintura, escrita e fotografia, que se juntam às exposições permanentes do acervo da Irmandade dos Clérigos.
http://www.torredosclerigos.pt


2023-08-30

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,286,376