"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Sem ele os palcos seriam muito mais pobres

"Teatro" reúne num único volume todas as peças infantojuvenis publicadas por Manuel António Pina. Livro marca a celebração dos 80 anos desde o nascimento do autor, principal homenageado na presente edição da Feira do Livro do Porto.

«As peças teatrais que Manuel António Pina escreveu com destino ao público infantojuvenil nasceram da mesma e irrecusável intuição de que o poder inventivo da sua poesia poderia ser facilmente transferido para o vasto campo da escrita destinada aos mais novos, ignorando as fronteiras dos géneros e rompendo com os estereótipos e as convenções então dominantes.» Assim enfatiza Maria João Reynaud no prefácio de Teatro, obra que cristaliza em quase 500 páginas a produção concebida entre 1978 e 2009, um verdadeiro tesouro ao qual são acrescentados os cartazes, os textos dos programas e as fichas técnicas dos espetáculos levados à cena.

O livro já se encontra disponível nas livrarias e em venda online.

No âmbito da Feira do Livro do Porto, a 4 de setembro, às 20h00, a Concha Acústica do Palácio de Cristal acolhe a sessão de lançamento do livro, com a participação dos organizadores da obra, Maria João Reynaud e João Luiz, de Rui Lage (comissário da FLP2023) e de Rui Spranger (ator/encenador). 

SOBRE O LIVRO - Teatro
De O Maior Intelectual do Mundo a História do Sábio Fechado na Sua Biblioteca, aqui se reúnem todas as peças publicadas de Manuel António Pina, o autor que amava o teatro infantojuvenil. Com organização e textos de Maria João Reynaud e João Luiz, dois amigos de longa data do escritor e fundadores do teatro Pé de Vento, esta é uma celebração da inventividade, alegria e génio de Manuel António Pina.
Ver primeiras páginas

Título: Teatro
Autor: Manuel António Pina
Organização e textos: Maria João Reynaud e João Luiz
N.º de Páginas: 498
PVP: 27,75€
Coleção: documenta poetica 

SOBRE O AUTOR - Manuel António Pina
Jornalista e escritor, nasceu no ano de 1943, no Sabugal, na Beira Alta, e faleceu a 19 de outubro de 2012, no Porto. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1971, exerceu advocacia e foi técnico de publicidade. Abraçou a carreira de jornalista no Jornal de Notícias, onde passou a editor, e mais tarde cronista. Autor de livros para a infância e juventude e de textos poéticos, a sua obra apresenta uma grande coesão estrutural e reflete uma grande criatividade


Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,293,805