"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O regresso a casa e a si mesma

Assírio & Alvim publica Um Conjunto de Espirais – Livro de Horas IX, um novo inédito de Maria Gabriela Llansol.

Com organização de João Barrento, Um Conjunto de Espirais – Livro de Horas IX dá continuidade à transcrição, por ordem cronológica, dos textos diarísticos de Maria Gabriela Llansol, respeitando assim uma das últimas vontades de tão singular autora. Estas são páginas fruto de um tempo literário diferente: aqui encontramos outras formas de silêncio, de reflexão, de concentração. Uma fase de mudança, verdadeiramente reveladora, na vida de Llansol, e que coincide com a atribuição dos primeiros prémios literários à sua obra.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 7 de setembro de 2023. 

«O tom de voz que as pessoas usam entre si é o princípio da minha estranheza. Regressei a Portugal ontem e a interrogação central deste dia mudo na casa da Rua Domingos Sequeira incide sobre os obstáculos principais da minha idade madura. […]»
Maria Gabriela Llansol (3 de janeiro de 1985)

SOBRE O LIVRO

Um Conjunto de Espirais - Livro de Horas IX
Este Livro de Horas representa o regresso ao Diário contínuo — e múltiplo, com as mais variadas «espirais» de vivências e formas de escrita que acompanham os dias. São os tempos do regresso de um exílio de vinte anos, que agora se continua em Colares em novas formas de exílio interior em relação a um país, e à sua língua e cultura, lidos do avesso. É sobretudo um tempo em que a Casa e o mundo envolvente, do pinhal e do mar, constituem uma obsessão que alimenta grande parte da escrita, paralelamente ao nascimento do livro premiado Um Beijo Dado Mais Tarde (1990). As paisagens verbais que o Diário agora acolhe, como telas em variantes sem fim, são espirais de escrita num registo mais visionário e surrealizante, «fruto do impossível», muito mais frequente e acentuado do que nos Livros de Horas anteriores. [João Barrento].

Ver primeiras páginas

Título: Um Conjunto de Espirais - Livro de Horas IX
Autora: Maria Gabriela Llansol
Seleção, transcrição, introdução e notas: João Barrento
N.º de Páginas: 352
PVP: 17,75€
Coleção: arrábido

SOBRE A AUTORA

Maria Gabriela Llansol
Nasceu em Lisboa em 1931. É apontada por muitos como um dos nomes mais inovadores e importantes da ficção portuguesa contemporânea. Levando às últimas consequências a criação de um universo pessoal que desde os anos 60 não tem paralelo na literatura portuguesa, a obra de Maria Gabriela Llansol estilhaça as fronteiras entre o que designamos por ficção, diário, poesia, ensaio ou memórias. Faleceu em 2008.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,302,780