"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Entre o passado e o futuro: como ser professor nos dias de hoje?

Com a revolução digital a entrar nas salas de aula de todo o país e a carreira docente a viver tempos de incerteza, Eusébio André Machado faz uma reflexão sobre o Trabalho docente na era digital.

Em vésperas de arranque do novo ano letivo, a Porto Editora lança livro da autoria de Eusébio André Machado, professor e reconhecido investigador na área da Educação em Portugal.

Numa altura em que "as velhas certezas deixam de ser resposta para os novos desafios", o professor e investigador aponta três fatores essenciais de mudança da profissão docente: globalização, imediação e dessocialização. De acordo com o autor, "ser professor e trabalhar nas escolas é uma tarefa exponencialmente exigente e desafiante, pois a diversidade não é contível na «gramática escolar» que vigorou mais de três séculos".

Partindo deste diagnóstico, Trabalho docente na era digital reúne um conjunto de textos em que Eusébio André Machado, com elevado conhecimento da realidade das escolas portuguesas e um vasto percurso académico na área da Educação, aborda as questões da digitalização, da formação de professores, do insucesso escolar e da avaliação, procurando apontar caminhos para a implementação de políticas educativas que visem perspetivar o futuro do trabalho docente e edificar a escola enquanto o "único lugar no mundo onde as várias idades, os vários tempos e as várias vozes continuarão a encontrar-se para tecer o fio do tempo, entre passado e o futuro".

SOBRE O LIVRO
Trabalho docente na era digital
A profissão docente atravessa um período conturbado. Para tal, muito tem contribuído uma sociedade em profunda mudança, em que a revolução digital apresenta novos desafios para a comunidade educativa. Ao longo desse processo, temos vindo a ser confrontados com uma época de ressecamento teórico e de anulação da inventividade utópica – sintomas de um desastroso conformismo que domina a escola, o lugar que, no entanto, construímos para se renovar a esperança em cada criança que vem ao mundo. Na educação, a obsessão da imediata aplicação prática retirou espaço à reinvenção de possibilidades através do pensamento. Os textos reunidos neste livro apresentam ideias e hipóteses sobre o estado da profissão docente, numa tentativa simultânea de sinalizar os perigos que enfrenta e de encontrar os elementos que a poderão salvar. Alimentam-se da convicção de que a lucidez e a utopia podem acender nos outros o fogo de aprender e revelar a humanidade que há em cada um de nós.

Título: Trabalho docente na era digital
Autor: Eusébio André Machado
Páginas: 128
PVP: 15,50€

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR

Eusébio André Machado
É doutorado em Educação pela Universidade do Minho e detentor de um DEES (Diploma Europeu de Estudos Superiores) pela Université Pierre Mendès-France (Grenoble). É professor auxiliar convidado da Universidade Portucalense (Porto), onde coordenou o doutoramento em Educação e o mestrado em Administração e Gestão da Educação. Foi formador do Programa Pestalozzi, do Conselho da Europa. É membro e representante de Portugal no Conselho de Administração da ADMEE – Europa (Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation). É o coordenador nacional do Projeto MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica) da Direção-Geral da Educação. É autor e coautor de vários livros e artigos científicos na área da educação, em particular no âmbito da avaliação, formação de professores, supervisão e políticas educativas.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,300,151