"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mafra vai receber o Congresso Mundial de Carrilhão em 2026

Mafra vai receber o Congresso Mundial de Carrilhão em 2026, na sequência da candidatura apresentada pelo Palácio Nacional de Mafra (PNM), sob tutela do Ministério da Cultura português, e pelo Município de Mafra (MM). A referida candidatura foi objeto de deliberação na Assembleia Geral da World Carillon Federation, realizada por ocasião do congresso que se decorreu, de 24 a 31 de agosto de 2023, em Utrecht (Países Baixos).

Foto © Câmara Municipal de Mafra Foto © Câmara Municipal de Mafra

No congresso de Mafra, sob a direção artística de Abel Chaves, pretende-se focar o tema da música automática, processo musical que inspirou o carrilhão moderno, assim como debater a problemática da conservação e manutenção do carrilhão, com o contributo de musicólogos, campanologistas e carrilhanistas. Do programa farão parte apresentações temáticas, workshops, visitas especializadas e concertos.

Em Mafra, os participantes terão a oportunidade de conhecer um instrumento de referência mundial, o carrilhão da Torre Sul da Basílica do PNM, que faz parte de uma aparelhagem sineira mais complexa que integra 119 sinos distribuídos em duas torres, incluindo os sinos de horas, de bamboar e dos dois grandes carrilhões de concerto, mandados instalar pelo rei D. João V, em 1730. Entre 2018 e 2020 foi realizado um restauro sem precedentes na longa história de 300 anos do PNM, nomeadamente das duas torres da Basílica e toda a aparelhagem sineira, tendo ainda sido intervencionados os elementos pétreos, as estruturas de madeira, e os dois grandes relógios e respetivos autómatos musicais.

Àquele que é um dos maiores carrilhões históricos do mundo associa-se o carrilhão itinerante LVSITANVS, composto por 63 sinos, num total de cerca de 7 toneladas, propriedade do Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão (CICO), presidido pela carrilhanista Ana Elias e sediado em Constância (Portugal).

Para além do congresso, Mafra tem para oferecer, aos participantes, um interessante programa complementar. Afinal, esta é uma autêntica “Vila da Música”, onde se pode escutar, aprender, investigar e conhecer esta arte universal. Em 2026, aqui estará instalado o Museu Nacional da Música, o Arquivo Nacional do Som e o Polo de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa.


Fonte: CM Mafra | 4 de setembro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,283,971