"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Serra da Estrela recebe evento colaborativo para celebrar a natureza

A serra da Estrela será palco nos dias 22, 23 e 24 do Festival da Montanha, um evento colaborativo inédito, que oferece experiências variadas em torno da natureza e da cultura associada à paisagem.

Foto © Lentolho

Os promotores deste evento, que terá como base o Parque da Várzea, em Manteigas, no distrito da Guarda, pretende reunir entusiastas da natureza, amantes do ar livre, para lhes proporcionar experiências autênticas e memoráveis.

Durante três dias, os participantes terão oportunidade de se envolver num conjunto de atividades desportivas, como caminhadas, BTT, escalada, parapente, mas também ioga, meditação, observação astronómica, cinema ao ar livre e fotografia.

Haverá ainda concertos com Rock Out, Blue Velvet, Toukarioupa e Mariana Lisboa, além de uma discoteca silenciosa.

Os visitantes podem ainda “mergulhar na cultura local, desfrutando de um mercado de montanha com produtos e artesanato locais e uma área de gastronomia”.

O programa inclui mais de 35 atividades.

A organização assegura que “haverá atividades para que ninguém fique de fora, independentemente da idade, condição física ou capacidade de mobilidade”.

O objetivo do Festival da Montanha é “destacar a importância das montanhas e promover a conscientização sobre sua preservação”.

Pretende-se também “procurar a ligação com a natureza, promover a saúde e o bem-estar, incentivar a partilha e estimular a economia local através da promoção do turismo sustentável”.

O Festival da Montanha assume-se como “um exemplo de evento colaborativo, cocriado com o associativismo, empresas de animação turística e a comunidade local”.

O evento é organizado pela RUDE - Associação de Desenvolvimento Rural, ADRUSE - Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, Pró-Raia - Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte, no âmbito de um projeto de cooperação entre grupos de ação local, o Município de Manteigas e o Estrela Geopark Mundial da UNESCO.


Fonte: LUSA | 5 de setembro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,282,688