"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um labirinto de almas dispersas

Porto Editora publica Ritchie Girl – Jogo de Espiões, de Andreas Pflüger. Enredo baseado em factos e personagens reais expõe o abismo deixado no coração da Europa após o colapso do nacional-socialismo.

«Que castigo seria adequado para as valas nos bosques, para os lagos cheios de cinza, a impiedade e a perfídia, o desviar os olhos, o entusiasmo pelo extermínio de um povo inteiro?» Tendo como pano de fundo as ruínas, as sombras e os conflitos da Alemanha do pós-guerra, Andreas Pflüger escreve sobre a culpa, o perdão e o poder do amor com uma tremenda força narrativa, conjugada com subtileza e imagens memoráveis. Ritchie Girl – Jogo de Espiões entrelaça ficção com História, remetendo o seu título para o lendário campo de instrução dos serviços secretos militares dos EUA entre 1942 e 1945, centro de formação para propaganda e guerra psicológica. Ou, na descrição sardónica do próprio autor, «labirinto de almas dispersas, Babilónia de refugiados de todos os países do mundo, entre os quais poetas, estudiosos, filósofos».

O livro já se encontra disponível online e nas livrarias.

SOBRE O LIVRO

Ritchie Girl – Jogo de Espiões
Depois de completar o seu treino em Camp Ritchie, Maryland, para integrar o Women’s Army Corps, Paula Bloom é enviada para Itália, onde ainda decorrem os últimos combates antes da queda de Mussolini e da retirada nazi. No rescaldo da Segunda Guerra Mundial, e já treinada como agente dos serviços secretos norte-americanos, Paula Bloom regressa à Alemanha onde nasceu e de onde foi forçada a partir em criança, quando as perseguições aos judeus atingiam o auge. E, enquanto em Nuremberga são julgados os mais proeminentes criminosos de guerra, os norte-americanos começam a recrutar discretamente vários cabecilhas do regime nazi para evitar que os soviéticos os capturem e utilizem a seu favor na Guerra Fria que se avizinha. Num dos campos onde se encontram detidos importantes oficiais nazis, Paula irá interrogar Johann Kupfer, um judeu austríaco que afirma ser o célebre Sete, o espião da Alemanha mais temido em toda a Segunda Guerra Mundial.

Ver primeiras páginas

Título: Ritchie Girl – Jogo de Espiões
Autor: Andreas Pflüger
Tradução: Helena Araújo
Páginas: 440
PVP: 18,85€

SOBRE O AUTOR

Andreas Pflüger
Nasceu em 1957 na Turíngia. Cresceu no Sarre e vive há muitos anos em Berlim. Entre as suas obras contam-se peças de teatro, peças radiofónicas, guiões, filmes, documentários e romances, como Operation Rubikon e a premiada trilogia de Jenny Aaron, protagonizada por uma agente especial cega. Endgültig, o primeiro livro da trilogia, vendeu mais de 200 mil exemplares só na Alemanha, ganhou o German Crime Fiction Prize 2018, foi selecionado para o Crime Cologne Award e está traduzido em dez línguas. Ritchie Girl – Jogo de Espiões é o seu quinto romance.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,304,798