"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Conhecer a história para compreender o presente e antever o futuro das Coreias

Coreia: uma breve história do Norte e do Sul é um trabalho de investigação rigoroso, abrangente e acessível.

Num período em que a Coreia do Norte volta a aumentar a frequência de exercícios e testes militares, a Ideias de Ler faz chegar aos escaparates Coreia: Uma Nova História Norte e do Sul, disponível a partir de 7 de setembro. Da autoria de Victor Cha e Ramon Pacheco Pardo, este livro traça um panorama da história que se estende desde a fundação da Coreia pelo mítico Rei-Deus Tangun, há mais de 4000 anos, até à península dividida dos dias atuais, não ignorando, claro, a guerra ocorrida na década de 50 e a tensão que, desde então, existe entre os dois países.

Fruto de uma investigação rigorosa e extensiva, o trabalho dos dois académicos é fundamental para compreender a situação geopolítica da Coreia e o seu impacto mundial, mas procura satisfazer também o interesse dos curiosos pela cultura pop sul coreana, incluindo referências a bandas, ao bairro comercial de Gangnam ou a Parasitas, vencedor do Óscar de Melhor Filme em 2020, assim como levantar o véu sobre a cultura de um dos países com maior grau de secretismo no Mundo.

Victor Cha e Ramon Pacheco Pardo são investigadores universitários com décadas de experiência acumulada no estudo e ensino sobre esta região, além de terem integrado diferentes organismos governamentais dedicados às relações com a península coreana, nos Estados Unidos da América, Reino Unido e União Europeia. Em Coreia: uma breve história do Norte e do Sul, os autores abordam a possibilidade de união dos dois territórios, defendendo que o «casamento do capital e tecnologia de ponta sul-coreana com a mão-de-obra barata e recursos minerais abundantes do norte» poderia trazer recompensas extraordinárias e geradoras de mudança em toda a região.

SOBRE O LIVRO
Coreia: Uma Nova História Norte e do Sul
Que circunstâncias podem levar a que o mesmo povo viva em condições tão distintas?
E o que pensam os coreanos sobre a possibilidade de uma reunificação?

Fruto de uma longa e fascinante história, a Coreia não conseguiu evitar a sua divisão em dois territórios totalmente contrastantes: a Coreia do Sul é, hoje, uma vibrante democracia, com um nível tecnológico e cultural admirado globalmente; a Coreia do Norte, por seu turno, é o regime mais autoritário e fechado do mundo, sob a liderança opressora da família Kim.
Victor Cha e Ramon Pacheco Pardo fazem um trabalho notável nesta breve, mas abrangente e acessível história da Coreia, explorando os momentos cruciais do território – como a ocupação japonesa, a independência tardia e a divisão decorrente da Guerra Fria – e explicando a evolução das respetivas identidades até aos dias de hoje.

Título: Coreia: Uma Nova História Norte e do Sul
Autor: Victor Cha e Ramon Pacheco Pardo
Tradução: Carla Ribeiro
Páginas: 288
PVP: 19,99€

Ver primeiras páginas 

SOBRE OS AUTORES


Victor Cha
Victor Cha é um conceituado investigador e autor, especialista em assuntos coreanos e segurança internacional. É membro do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais de Washington, D.C., e docente na Universidade de Georgetown, com uma cátedra sobre a Coreia. Foi diretor para os Assuntos Asiáticos no Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, duas vezes académico Fullbright e bolseiro em Harvard e Stanford, entre outras instituições de prestígio. Em 2023 recebeu o Prémio Hubert H. Humphrey, pelo seu serviço público notável, da Associação Americana de Ciência Política. O seu trabalho oferece uma análise profunda e acessível da Coreia, o que o torna colaborador assíduo da imprensa especializada e de órgãos como MSNBC ou a NBC News.


Ramon Pacheco Pardo

Ramon Pacheco Pardo é professor de relações internacionais no King's College de Londres e titular de uma cátedra sobre a Coreia na Vrije Universiteit Brussel. Membro do comité do Conselho de Cooperação para a Segurança na Ásia-Pacífico da UE, ocupou cargos em diversas universidades, nomeadame coreanas e americanas. Colabora regularmente com imprensa especializada no âmbito de assuntos coreanos, onde é membro de vários conselhos editoriais, e é convidado com frequência pelos media para comentar a realidade da Coreia. A sua vasta compreensão da história e da evolução do território oferece uma visão aprofundada e informada das questões políticas e sociais que moldaram o país.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,370,470