"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Torre dos Clérigos doa receita de bilheteira do fim-de-semana ao Coliseu do Porto

Irmandade dos Clérigos convida turistas, portuenses e amigos do Coliseu a subirem ao icónico “miradouro” a 75 de metros de altura. Resultado da bilheteira e da generosidade dos visitantes neste fim-de-semana da “Torre Solidária” reverterão para a reconstrução do telhado do Coliseu.

A Irmandade dos Clérigos vai entregar ao Coliseu do Porto a totalidade das receitas de bilheteira obtidas com os visitantes da Torre dos Clérigos nos dias 23 e 24 de setembro. A totalidade da verba angariada no fim-de-semana “Torre Solidária” permitirá reforçar o orçamento destinado às obras necessárias para manter a qualidade do edifício onde atuaram ao longo de mais de 80 anos grandes nomes da música e teatro, como Beatriz Costa, Maria João Pires e o trompetista Miles Davis.

Desde 1995 detido pela associação privada sem fins lucrativos Associação dos Amigos do Coliseu, a emblemática sala de espetáculos da cidade do Porto encontra-se, oito décadas após a sua inauguração, em processo de requalificação das coberturas, fachadas e torre. As receitas de bilheteira da Torre dos Clérigos serão direcionadas para as obras de renovação da cobertura do Coliseu do Porto, contribuindo assim para a robustez de um edifício imprescindível na cultura da região Norte de Portugal. 

“Como se provou em 1995, num inesquecível movimento de defesa da manutenção deste edifício como palco de artes, o Coliseu do Porto comporta parte importante da identidade e da história da cidade. A Irmandade dos Clérigos, enquanto gestora de um conjunto arquitetónico classificado há mais de um século como Monumento Nacional e detentora de uma história de promoção da cultura e do património, criou a ação ‘Torre Solidária’, para que ativamente possa partilhar com a sociedade os benefícios que recebe através dos seus visitantes. Desde 2014 já doou mais de 4 milhões de euros em apoios para a aquisição de equipamentos hospitalares, bolsas universitárias, apoios para mitigar catástrofes, apoios à investigação na área da saúde, apoios aos bombeiros, entre outras várias instituições”, diz padre Manuel Fernando, presidente da Irmandade dos Clérigos. “Deixamos o desafio aos turistas, mas também aos portuenses, para que (re)visitem a Torre e descubram, ou recordem, a vista do melhor miradouro da cidade”, acrescenta. 

Sobre a Irmandade e Torre dos Clérigos
Constituída pela união de três instituições nascidas no Século XVII no Porto, a Irmandade dos Clérigos é uma instituição solidária, responsável pela gestão do conjunto arquitetónico Clérigos, classificado Monumento Nacional desde 1910. Desenhadas pelo arquiteto Nicolau Nasoni, a Igreja e a Torre são a casa da Irmandade dos Clérigos desde 28 de março de 1748. Desde 2014, ano da sua musealização, tanto a Igreja, lugar de culto, quanto a Torre e o Museu são palco de uma agenda cultural intensiva nas áreas da música, pintura, escrita e fotografia, que se juntam às exposições permanentes do acervo da Irmandade dos Clérigos.
http://www.torredosclerigos.pt/
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,290,049