"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"As Casas das Coisas"

Com maravilhosas ilustrações de Rachel Caiano e belíssimos textos de João Pedro Mésseder chega esta semana às livrarias As Casas das Coisas, um novo título da série Coisas que constitui um desafio ao pensamento em que a diversão e a poesia se encontram de mãos dadas.

O Pequeno Livro das Coisas, (2012), de João Pedro Mésseder e Rachel Caiano recebeu o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014, além de ter sido finalista do Prémio Autores – Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil 2013, da SPA. Este livro deu início a uma série a que se seguiram Tudo É Sempre Outra Coisa (2013), De Umas Coisas Nascem Outras (Prémio Autores – Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil 2016, da SPA), Olhos Tropeçando em Nuvens e Outras Coisas (2017), Canções do Ar e das Coisas Altas (2018), Coisas Que Gostam de Coisas (2020) e agora, As Casas das Coisas (2023).

Sinopse
A casa da luz elétrica será a escuridão? E a areia sem-abrigo terá ela casa? Os livros possuem segunda habitação, de férias? E uma casa feita de cabelo, existe? Quando é que a bruxa má perde a casa? E o vampiro, muda às vezes de morada? Haverá coisa ou pessoa que não precise de casa, casinha ou casarão? Casario não falta neste livro de prosas pequeninas que desafia a pensar, e onde a diversão e a poesia dão as mãos.

Sobre os autores

João Pedro Mésseder nasceu em 1957. Recebeu o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho de Poesia por Fissura (2000) e o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres por Estação dos Líquidos (2021). Publicou Porto, Maneira de Olhar – crónicas e memórias e foi distinguido com a Medalha de Mérito da Cidade do Porto em 2023. O seu álbum Caras (com Inês Oliveira) obteve o Selo «Distinção» Caminhos de Leitura e a «Menção Honrosa António Torrado» Caminhos da Leitura (melhor livro) 2022, do Observatório da Leitura. Assinou livros para a infância e a juventude como Versos com Reversos e Palavra que Voa (nomeados para as Listas de Honra do IBBY de 2000 e 2006), De Que Cor É o Desejo?; Romance do 25 de Abril, O Meu Primeiro Miguel Torga, O Aquário, A Fada das Multiplicações e outros.

Rachel Caiano nasceu em 1977. Artista plástica e ilustradora, com formação em artes de palco, tem vindo a desenvolver projetos nas áreas de edição de objetos de autor, pintura, cenografia e ilustração.

Finalista do Jovens Criadores 2007, alguns dos seus livros constam da exposição «The White Ravens» 2008 e 2009, uma seleção internacional. A sua obra Coração de Pássaro em parceria com a escritora Mar Benegas foi distinguida com a Menção Especial – Poesia, do Bologna Ragazzi Awards 2022. Ilustrou livros de diferentes géneros e colabora com diversas publicações periódicas.

Ficha do Livro:
Título: As Casas das Coisas
Nº págs: 48
ISBN: 9789722132244
PVP C/ IVA: 12,90€
LeYa | Editorial Caminho

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "LIMITES"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "Limites, pelo Teatro dos Aloés.Trata-se de um espetáculo com 7 personagens e uma só atriz, que aborda a escola e a educação.

Visitas
91,543,824