"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Francisca Carneiro Fernandes assume presidência do Centro Cultural de Belém

Francisca Carneiro Fernandes, com experiência em gestão de equipamentos culturais e proximidade às artes performativas, é o nome escolhido pelo Ministério da Cultura para presidir à Fundação Centro Cultural de Belém.

Foto © Paulo Marques e Revista Viva

Francisca Carneiro Fernandes será a nova presidente do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB).

A Presidente da Performart e Diretora Executiva de Novos Projetos da “Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M, S.A”, empresa municipal de gestão da programação cultural do Porto, sucede assim a Elísio Summavielle, que presidiu o CCB nos últimos sete anos.

O CCB vai entrar numa nova fase, com a recuperação da gestão do espaço do Museu. Esta oportunidade coloca o CCB numa posição singular a nível nacional, permitindo um diálogo entre os vários espaços. Numa altura que celebra 30 anos, o CCB tem um grande desafio: projetar uma nova identidade e promover uma relação íntima entre o Centro de Artes Performativa s e o novo MAC/CCB, que abre no final do mês” afirma o ministro da Cultura,
Pedro Adão e Silva.

“O perfil de Francisca Carneiro Fernandes vem dar resposta a estes desafios. Trata-se de alguém próximo das artes performativas e com uma longa experiência em gestão de equipamentos culturais, designadamente à frente do Teatro Nacional São João. É o momento de potenciar a relação entre os vários espaços do CCB e abrir o centro a novos públicos, à cidade e ao país”, conclui.

Nota biográfica de Francisca Carneiro Fernandes

Nascida no Porto, licenciou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e em Direção de Empresas na AESE – Escola de Direção de Negócios.
Após estágio feito nos Serviços Jurídicos do Banco de Portugal, exerceu advocacia empresarial na Sociedade de Advogados “Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados" no Porto.

Em 2002 assumiu a subdireção do Teatro Nacional São João, passando em 2007 a vogal e, em 2009, a Presidente do Conselho de Administração (cargo que exerceu até fevereiro de 2018). Entre fevereiro de 2018 e julho de 2022 foi Diretora Geral da Unidade Orgânica de Cultura da “Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M, S.A”, que gere o Teatro Municipal do Porto (onde foi também Diretora Executiva), entre muitos outros projetos. Desde então assumiu a Direção de Novos Projetos, destacando-se neles os futuros Centros Culturais Matadouro e CACE.

É Presidente da Direção da Performart – Associação para as Artes Performativas em Portugal desde 2016 e Membro da Comissão Executiva da PEARLE – Live Performance Europe e do Conselho de Administração da União de Teatros da Europa. Foi membro do Conselho Geral da Universidade do Porto.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,317,445