"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mais de 550 objetos e documentos de Lourdes Castro ficam em museu na Madeira

O Governo Regional da Madeira celebrou com a família da artista Lourdes Castro (1930-2022) um contrato de depósito que coloca 316 objetos e 241 conjuntos documentais no Mudas - Museu de Arte Contemporânea da região.

No MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira, a Exposição “Como uma Ilha sobre o Mar: Lourdes Castro" presta homenagem à conceituada artista plástica que faleceu no início de 2022

“O contrato em causa tem a vigência de cinco anos, renovando-se automaticamente por períodos sucessivos de um ano”, confirmou fonte da secretaria regional do Turismo e Cultura à agência Lusa.

A mesma fonte indicou que “este contrato se refere a um total de 316 objetos (obras de arte e objetos artísticos e outros de uso pessoal) e 241 conjuntos documentais (capas de arquivo, documentação avulsa, negativos, fotografias, bobines de filme, jornais, etc.)”.

O acordo foi assinado na terça-feira, no âmbito da sessão solene de um congresso dedicado a Lourdes Castro, a decorrer no Mudas, no concelho da Calheta, num ato que contou com a presença de Nuno Brazão, sobrinho da artista, e do secretário regional com a tutela, Eduardo Jesus.

O congresso “In Memoriam: Lourdes Castro” é promovido pela secretaria regional de Turismo e Cultura, sendo uma iniciativa dedicada “à memória de Lourdes Castro, evocando a vida e a obra desta artista maior do panorama da arte contemporânea portuguesa, nascida na Madeira e falecida em janeiro de 2022”.

Na apresentação do evento, a organização destacou que Lourdes Castro, “conhecida como a artista da sombra, é autora de uma extensa e notável obra, multidisciplinar que se desdobrou em diversos campos das artes”.

A organização salientou o seu “percurso muito particular, radicado numa apetência interdisciplinar de cariz marcadamente pessoal, cuja riqueza cromática e expressiva não se esgota no retrato ou na natureza, temáticas de eleição, embora tenha nessa via teórica e plástica uma aposta particularmente forte, numa análise que sublinha a relevância das diversas fontes como a história, a literatura e o quotidiano para a sua criação artística”.

A organização recorda que o congresso acontece a par da exposição “Como uma Ilha sobre o Mar: Lourdes Castro”, no Mudas, com curadoria de Márcia de Sousa, patente até 31 de outubro.


Fonte: LUSA | 4 de outubro de 2023
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,313,066