"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Há novidades na 4.ª edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão

Encontra-se a decorrer a 4.ª edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão que irá distinguir peças jornalísticas publicadas entre 1 de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, elaboradas em língua portuguesa ou alemã, pelo seu contributo para a compreensão mútua entre os dois países e para a promoção do jornalismo independente e profissional enquanto base da democracia europeia.

Nesta edição, o regulamento foi atualizado, permitindo uma participação mais abrangente que pode incluir trabalhos respeitantes à Alemanha publicados em Portugal, trabalhos respeitantes a Portugal publicados na Alemanha, questões europeias, vistas da perspetiva de qualquer um dos dois países, mas abrangendo ambos, ou trabalhos sobre a relação luso-alemã, publicados num terceiro país, preferencialmente europeu.

Os participantes podem agora candidatar-se numa de três categorias, sendo atribuído um prémio no valor de 1.500 euros em cada uma delas:

1. Na categoria de Print / Online será distinguida a participação de um/a jornalista ou de uma equipa de jornalistas que constituir a melhor peça com caráter jornalístico e valor informativo relevante. Poder-se-á tratar de uma peça única ou de uma série de peças.

2. Na categoria de Áudio / Podcast será distinguida a participação de um/a jornalista ou de uma equipa de jornalistas que constituir a melhor peça jornalística em formato exclusivamente sonoro. Poder-se-á tratar de uma peça única ou de uma série de peças.

3. Na categoria de Vídeo / Multimédia será distinguida a participação de um/a jornalista ou de uma equipa de jornalistas que constituir a melhor peça jornalística em formato vídeo ou multimédia. Poder-se-á tratar de uma peça única ou de uma série de peças.

A escolha das peças é realizada por dois júris independentes. O júri formado por representantes dos meios de comunicação social alemães é responsável pela escolha das peças premiadas na Alemanha, ao passo que representantes dos meios de comunicação social portugueses realizam essa mesma escolha em Portugal.

O regulamento e o formulário de candidatura já se encontram disponíveis no site do Goethe-Institut Portugal. Os vencedores/as vencedoras serão anunciados/as no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a 3 de maio de 2024. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no mesmo dia, em Berlim.

O Prémio de Jornalismo Luso-Alemão é uma iniciativa da Associação de S. Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, coordenada pelo Goethe-Institut Portugal e em cooperação com a Central Alemã para o Turismo em Portugal, o Camões Berlim e a Delegação de Turismo de Portugal na Alemanha, sendo apoiada pela Embaixada da República Alemã em Lisboa e pela Embaixada de Portugal em Berlim.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,962,851