"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Biblioteca Móvel fomenta acesso à cultura no concelho de Esposende

Após um período de interregno, o serviço de Bibliomóvel da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, é reativado já este mês, levando o livro e a leitura à comunidade em geral e escolar do concelho.

Implementada em 2004, a Biblioteca Móvel é uma das valências que a Biblioteca Municipal de Esposende, enquanto equipamento cultural, disponibiliza aos seus leitores, assegurando uma efetiva descentralização no acesso à cultura e informação. O Bibliomóvel constitui também um veículo de ligação e de empréstimo interbibliotecas da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende (RBCE).

Este projeto tem como objetivo principal incentivar a leitura, através do empréstimo regular de livros ou outros suportes de leitura e informação, satisfazendo as necessidades do cidadão e dos diferentes grupos sociais, com especial ênfase das crianças da Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico e dos agentes educativos, bem como dos idosos que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, com valências de Lar e Centro de Dia.

O serviço de Bibliomóvel desloca-se aos estabelecimentos de educação e ensino e IPPS todos os dias da semana, com exceção da quarta-feira, de acordo com o itinerário estabelecido e disponível online no site do Município AQUI.

O catálogo disponível é constituído por diferentes temáticas, sendo atualizado regularmente. Podem ser requisitados documentos que não constem do catálogo da Biblioteca Móvel, mas existam na Biblioteca Municipal, sendo, neste caso, entregues na itinerância seguinte.

Ao proporcionar este serviço de acesso ao livro e à cultura, o Município de Esposende está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, metas transversais a todas as áreas de gestão municipal.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,311,844