"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PaathKatha de Nishtha Jain é o grande vencedor da 29ª edição do CineEco

A 29ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que antecede a grande comemoração dos 30 anos de festival, decorreu de 5 e 13 de outubro, em Seia, na Casa Municipal da Cultura e este ano incidiu numa maior aposta em obras cinematográficas.

São agora conhecidos os vencedores da 29ª edição, num ano cheio de Filmes que Mudam o Mundo, de uma seleção de 66 filmes de mais de 27 países.

A Longa Internacional PaathKatha realizada por Nishtha Jain é a grande vencedora do “Grande Prémio Ambiente” do CineEco 2023 que decorreu em Seia de 5 a 13 de outubro. Um documentário indiano que aborda a indústria da juta
 na qual milhões de pessoas em Bengala ganhavam a vida neste trabalho laborioso no seu apogeu, e pouco mudou desde a revolução industrial. O apoio estatal manteve viva esta alternativa sustentável ao plástico, mas o futuro afigura-se sombrio.

O “Prémio Curta e Média Metragem Internacional” foi entregue a 68.415 de Antonella Sabatino e Stefano Blasi, filme que aborda um mundo sem alimentos e com cada vez mais plástico, onde a Clínica Zigle testa um novo Método de reeducação alimentar, cobiçado por muitos, mas concedido a poucos.

A Longa-Metragem em Língua Portuguesa A Invenção do Outro, de Bruno Jorge, conquistou o “Prémio Camacho Costa”. Um documentário sobre o primeiro contacto com uma tribo indígena remota na Amazónia que destaca, entre os seus protagonistas, o indigenista brasileiro Bruno Pereira, brutalmente assassinado pela exploração mineira ilegal em junho de 2022, ao lado do jornalista inglês Dom Phillips. É um dos últimos registos em vida do investigador e ativista.

O “Prémio Curta-Metragem em Língua Portuguesa” foi atribuído a Esta É Uma História Sobre Água de Kathleen Harris e Samuel Viana, um documentário curto que explora os impactos da agricultura industrial e de um clima em mudança numa comunidade rural no Sudoeste de Portugal, onde multinacionais cultivam bagas destinadas a supermercados no Reino Unido e na Europa.

Fire Resistant de André Rodrigues recebeu o “Prémio Panorama Regional”, um documentário que mostra histórias de resistência e renascimento após os incêndios. Um olhar interior sobre cinco famílias que decidiram mudar-se para a região das Beiras, permutar uma vida urbana por um quotidiano no campo, permanecer na natureza e criar seus filhos de uma forma mais livre que promova o pensamento independente. Esta pequena comunidade, após ter sido quase destruída, demonstrou garra e força para permanecer na terra e combater a adversidade, unindo-se face às dificuldades. 

Por fim, destacamos o vencedor do “Prémio da Juventude Longa-Metragem Internacional”, o filme Le Règne Animal, exibido no Festival de Cannes 2023, com os franceses Romain Duris (Albergue Espanhol) e Adèle Exarchopoulos (Azul é a cor mais quente). A história decorre num futuro próximo, em que um fenómeno misterioso atinge a humanidade e mutações inexplicáveis transformam gradualmente parte da população em híbridos humano-animal. François e o seu filho Emile, de 16 anos, embarcam numa busca desesperada pela sua mulher, Lena, que desapareceu. Enquanto François se agarra ao passado da família, perde progressivamente o controlo sobre Emile, que começa a notar transformações no seu próprio corpo, deixando o seu destino cada vez mais incerto. 

A um ano da comemoração dos 30 anos de CineEco, entre os dias 5 e 13 de outubro, passaram pelas salas do Festival mais de 3500 espetadores, com a colaboração dos padrinhos e madrinhas, e a edição deste ano contou com a presença, em Seia, de 21 realizadores, produtores e/ ou representantes dos filmes a concurso. 

Ido Gotlib, realizador de Und Dann Stille, presente durante 4 dias no CineEco onde participou numa das Directors Talks, partilha um pouco da sua experiência no festival: It's a great platform to be able to express my point of view, my vision on a particular subject that I'm reflecting on at that time and to be able to generate debates, new reflections with different types of audiences who visit the festivals. I'm really enjoying it. I've visited several festivals and here in Seia the atmosphere is very familiar and close, certainly also because it's a small town. You get to talk to the same people more than once, you can eat together and socialize for longer and that's fantastic! But one thing I was really impressed with was being able to see and talk to young people. I can't remember my films being seen by so many young people and being able to see how they react to the message and that was very positive. 

Este ano, mais uma vez, houve uma série de atividades paralelas no CineEco como as Conversas com Realizadores, as Exposições Fogo Frio e Geografias de Ficção, o Concerto de Isabel Ruth acompanhada por Túlio Augusto, percursos pedestres e visitas à Serra. 

O CineEco terminou na sexta-feira com o filme Ácido de Just Philippot mas promete não ficar por aqui. Tal como nos anos anteriores, o festival continua nos próximos meses com uma vasta rede de extensões por todo o país, em cineclubes, associações, teatros, universidades e auditórios, proporcionando ao público filmes desta temática, constituindo-se como um dos muitos fatores diferenciadores do festival. 

PALMARÉS CINEECO 2022 

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS-METRAGENS (> 60′)
- GRANDE PRÉMIO AMBIENTE | Câmara Municipal de Seia
PAATHKATHA (The Golden Thread), Nishtha Jain, Índia, Documentário, 2022, 86'
- PRÉMIO ANTROPOLOGIA AMBIENTAL
LAKOTA NATION VS UNITED STATES, Jesse Short Bull e Laura Tomaselli, EUA, Documentário, 2023, 120'
- MENÇÃO HONROSA LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL
MAMÁ (Mom), Xun Sero, México, Documentário, 2022, 80' 

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS E MÉDIAS-METRAGENS
- PRÉMIO CURTA E MÉDIA-METRAGEM INTERNACIONAL | Turistrela
68.415, Antonella Sabatino e Stefano Blasi, Itália, Ficção, 2022, 20'
- PRÉMIO EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Rotary Club de Seia
DOS RÍOS (Two rivers), Anais Taracena e Laura Bermúdez, Guatemala, Documentário, 2022, 44'
- MENÇÃO HONROSA CURTA-METRAGEM INTERNACIONAL
AS LÁGRIMAS DE ADRIAN (Adrian's Tears), Miguel Moraes Cabral, Portugal e Bélgica, Ficção,
Documentário, Experimental, 2023, 18' 

COMPETIÇÃO DE LONGAS-METRAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA
- PRÉMIO CAMACHO COSTA | Lipor
A INVENÇÃO DO OUTRO (The invention of the other), Bruno Jorge, Brasil, Documentário,
2022, 144'
- MENÇÃO HONROSA
CHARCOAL (Carvão), Carolina Markowicz, Argentina e Brasil, Ficção, 2022, 107' 

COMPETIÇÃO DE CURTAS-METRAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA
- PRÉMIO CURTA-METRAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA | Rotary Club de Seia
ESTA É UMA HISTÓRIA SOBRE ÁGUA (This is a story about water), Kathleen Harris e Samuel
Viana, Portugal, Documentário, 2023, 26'
- MENÇÃO HONROSA CURTA-METRAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA
DOURADO, Marx Braga, Brasil, Documentário, 2022, 19'
- PRÉMIO CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
IDADE ÓSSEA – UM FILME EM SETE QUADROS (Growing Pains – A Film in Seven Parts),
Isabel Abuim Inglez, Portugal, Animação, Ficção, Experimental, 2022, 20'
- MENÇÃO HONROSA CURTA-METRAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA
CABO VERDE, UM PORTO SEGURO PARA AS AVES MARINHAS (Fight for Flight: Protecting
the Seabirds of Cabo Verde), Madalena Boto, Portugal e Cabo Verde, Documentário, 2022, 44' 

COMPETIÇÃO PANORAMA REGIONAL
- PRÉMIO PANORAMA REGIONAL | Casa da Passarela
FIRE RESISTANT, André Rodrigues, Portugal, Documentário, 2022, 90' 

PRÉMIOS ESPECIAIS | TODAS AS SECÇÕES
- PRÉMIO VALOR DA ÁGUA
HIKURI, Sandra Ovilla León, México, Ficção, 2022, 17'
- JUVENTUDE
* PRÉMIO DA JUVENTUDE LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL
LE RÈGNE ANIMAL (The Animal Kingdom), Thomas Cailley, França, Ficção, 2023, 130'
* MENÇÃO HONROSA LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL
ULTIMATRANSHUMAN?? (The Last Transhumance), Dragos Lumpan, Roménia,
Documentário, 2023, 90'
* PRÉMIO DA JUVENTUDE CURTA E MÉDIA-METRAGEM INTERNACIONAL
HIJOS DEL HIELO (The children of ice), Oscar Darío Jiménez Escrucería, Colômbia,
Documentário, 22, 45'
* PRÉMIO DA JUVENTUDE LONGA-METRAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA
REJEITO, Pedro de Filippis, 75' Brasil e EUA, Documentário, 2023, 75'
* PRÉMIO DA JUVENTUDE CURTA-METRAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA
NATUREZA HUMANA, Mónica Lima, Portugal e Alemanha, Ficção, 2023, 25'
* PRÉMIO DA JUVENTUDE PANORAMA REGIONAL
FIRE RESISTANT, André Rodrigues, Portugal, Documentário, 2022, 90' 

Informação Geral
Na 29ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela concorreram cerca de 300 filmes dos vários cantos do mundo, tendo sido selecionados 66, de mais de 27 países diferentes. 

No festival, é já frequente poder assistir-se a antestreias nacionais ou mundiais de alguns filmes dedicados ao tema ambiental, como aconteceu com EO de Jerzy Skolimowski em 2022, ou mesmo a filmes que se revelaram depois ser o primeiro filme candidato a Óscar, como foi o caso de Ice Merchants de João Gonzalez, em 2022. 

O CineEco é um evento cultural de natureza internacional de temática ambiental, organizado pelo Município de Seia desde 1995 de forma ininterrupta. Em todas as edições e em todas as secções ou atividades a entrada é gratuita, prestando um serviço público

É o único festival de cinema exclusivamente ambiental em Portugal e um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo. Através das experiências multiculturais, o CineEco ajuda a descrever e compor um panorama do pensamento mundial atual sobre estas questões e proporciona aos espetadores momentos de conhecimento e reflexão, com a ambição de gerar comportamentos transformadores e de participação, contribuindo para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e valorização do território e enriquecimento do conhecimento ambiental e cinematográfico.

O CineEco é membro fundador da Green Film Network, uma plataforma de 39 festivais de cinema ambiental. 

O CineEco 2023 é organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. Conta ainda com a Lipor como patrocinador principal e com o apoio financeiro da DGArtes. 

www.cineeco.pt
www.facebook.com/CineEcoSeia (@CineEcoSeia)
www.youtube.com/channel/UC9dpFGeXXwOxg3H-jiNaMZA
www.instagram.com/cineeco/
https://twitter.com/CineEco

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,960,693