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Paisagens íntimas para percorrer no LEFFEST

Entre títulos da secção Descobertas e o cinema do turco Nuri Bilge Ceylan, os territórios da memória, do afeto e da natureza humana são alguns dos pontos fortes da programação do festival.

Lola Peploe persegue a memória da avó pintora em Grandmother"s Footsteps.
Uma avó chamada Cloclo e uma neta que calça os sapatos dela para percorrer os mesmos lugares que esse calçado terá percorrido. Eis o princípio afetivo de Grandmother"s Footsteps, longa-metragem de estreia de Lola Peploe, atriz (sobretudo de teatro e televisão, com um pezinho no cinema) que, durante a gravidez do seu primeiro filho, se pôs a refletir sobre a dádiva desta figura que sempre a inspirou: uma avó com espírito livre, pintora de paisagens, que terá encontrado refúgio numa espécie de arte nómada, desligada da confusão do mundo moderno. Falecida quando Lola tinha 18 anos, Cloclo torna-se aqui uma memória viva, entre fotografias, vídeos caseiros, conversas da neta com quem a conheceu, e, de forma especial, através dos quadros nos quais a câmara "mergulha" escutando os sons da natureza ali representada.

Grandmother"s Footsteps (dia 11, 22h15, Cine-Teatro Turim) surge como uma das propostas luminosas da secção Descobertas do LEFFEST, um documentário de delicadeza infinita em que o diálogo interior ganha substância visual. É o diálogo entre duas mulheres unidas, desde logo, pela velha pele curtida dos sapatos que pisam o chão de Amorgos, ilhas Cíclades, onde Cloclo terá passado as duas últimas décadas da sua vida. Mais do que uma simples homenagem ao mistério doce da figura recordada, o que este filme alcança é uma simbiose feminina - a certa altura, com uma "pincelada" de Bernardo Bertolucci, que participa no ato da recordação enquanto genro de Cloclo e tio da realizadora.

Sem laços familiares, mas assente numa vertiginosa paixão cinéfila, Celluloid Underground (dia 15, 19h00, Cine-Teatro Turim) é outro dos títulos altamente recomendáveis das Descobertas. Um documentário assinado por Ehsan Khoshbakht - realizador e programador iraniano que já colaborou com a Cinemateca Portuguesa num ciclo dedicado à cinematografia do seu país de origem -, aqui em busca da paisagem de um outro tempo que definiu o seu amor pelo cinema.

Sendo um objeto autobiográfico, marcadamente pessoal, Celluloid Underground capta o reflexo da Revolução Iraniana (1979) no destino dado às películas de filmes, que então eram destruídas ou queimadas, e mostra como um único homem, Ahmad Jorghanian, se dedicou à missão de vida de resgatar filmes da ira dos fundamentalistas. É esse colecionador amigo de Ehsan Khoshbakht, cuja notícia da morte surge no início do filme, que lança o realizador num percurso pela raiz da sua cinefilia, ao mesmo tempo que reflete sobre o lugar especial que Ahmad ocupa na sua formação e crença no celuloide. E o resultado é para lá de comovente: é um testemunho ímpar e sublime de como o cinema nos une e emancipa. Essa "frágil utopia", como a certa altura se diz.

Ambos os realizadores, Lola Peploe e Ehsan Khoshbakht, estarão presentes nas respetivas sessões.

Da Turquia com amor

Se Grandmother"s Footsteps e Celluloid Underground adquirem, cada um à sua maneira, a configuração de "paisagens íntimas", também se pode aplicar a ideia ao cinema de Nuri Bilge Ceylan, que será um dos destaques desta 17.ª edição do LEFFEST. Na retrospetiva integral da obra do consagrado cineasta turco, descobre-se Istambul (Uzak - Longínquo, Os Três Macacos) e a Anatólia (Era Uma Vez na AnatóliaSono de Inverno), entre outros cenários, como geografias que laboram a complexidade da natureza humana a partir dos seus próprios elementos, seja um pequeno hotel entre montanhas cobertas de neve ou uma árvore que vigia um casal secretamente apaixonado. Ver ou rever o cinema de Ceylan é, por isso, reencontrar uma intimidade indissociável da paisagem turca - o realizador marca presença em Lisboa nas últimas sessões da retrospetiva.


por Inês N. Lourenço in Diário de Notícias | 8 de novembro de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
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