"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Matilde Cid lança álbum DESASSOSSEGO

Um álbum que apresenta o lado mais criativo da fadista, que se estreia também como compositora, assinando algumas das letras e músicas. 

O lançamento de Desassossego é também acompanhado pelo lançamento do segundo single, Vem que conta com a participação da violinista Malú Garcia.

Vem é o segundo single do álbum Desassossego e tem letra e música da autoria de Matilde Cid. É um tema que nos fala da necessidade da irracionalidade que os seres humanos têm para que consigam ouvir o coração.

Para Matilde “este é um álbum maioritariamente de fado, que continua a ser o meu maior desassossego mas desta vez dei um pouco mais de mim. Desassossego é também o relato de momentos, vivências, é a vida cantada.”

Desassossego será apresentado no dia 18 de dezembro, pelas 21h, no Teatro Maria Matos. Um concerto que vai transportar o público até ao fado, passando por outros géneros musicais, para um mundo de harmonias e letras cativantes.

Matilde Cid será acompanhada por Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Bernardo Saldanha na viola de fado e Francisco Gaspar no baixo, contando também com a participação especial de Manuel Oliveira no piano, Malú Garcia no violino e Fred Martins na voz e violão. Bilhetes à venda na ticketline.

Matilde Cid foi criada na cidade alentejana de Estremoz. Cresceu no seio de uma família ligada à música e os serões passados a tocar viola, piano e a cantar sempre fizeram parte da sua vida. O pai era fã de jazz, blues e bossa-nova, a mãe, de fado. E foi assim, que foi crescendo a ouvir fadistas como Maria Teresa de Noronha, Hermínia Silva, Carlos Ramos entre outros. Já em Lisboa, encontrou a verdadeira essência do fado no ambiente boémio das casas de fado da capital. Integrou o elenco de casas de fado como Casa da Mariquinhas, e atualmente é artista residente no Fado ao Carmo, marcando também presença habitual Mesa de Frades. Em 2019, lançou o seu primeiro álbum Puro, que foi nomeado para o prémio Melhor Disco de Fado da edição de 2020 dos prémios PLAY – Prémios da Música Portuguesa. Nos palcos, a sua estreia foi ainda em 2016 no CCB e desde aí participou no festival Caixa Alfama, Santa Casa Alfama, Caixa Ribeira. Foi no Festival de Fado das Canárias onde se internacionalizou pela primeira vez. Mais recentemente marcou presença no EDP Fado Café, no NOS Alive com dois concertos únicos.

A presença de Matilde Cid em palco é marcada pela capacidade de cativar e envolver o público numa atmosfera de elegante intimidade, total entrega e forte presença, enquanto o conquista pela sua genuína simpatia.

Equipa Artística e Técnica Desassossego 
Matilde Cid – Fadista
Luís Guerreiro – Guitarra portuguesa (Porquês, A Outra Face da Alegria, Eu Vi-te Num Dia Sim, É Tempo de Pagar, Espera)
Bernardo Couto – Guitarra portuguesa (Fado Rita, Canção Que Não Quer Ser de Amor, Dia Não,Inesperado, O Fim das Coisas)
Bernardo Saldanha - Viola de fado
Francisco Gaspar –Baixo
Martin Sued – Bandoneon
Fred Martins – Voz e Violão
Manuel Oliveira – Piano
Malú Garcia – Violino
Coro:
Sopranos: Bianca Varela e Isabel Cruz Fernandes
Contraltos: Filipa Augusto e Rita Meireles
Tenores: Gerson Coelho e Miguel Carvalho
Baixos: Henrique Coelho e Martim Líbano Monteiro
José Geadas – Produção vocal
António Pinheiro da Silva – Captação de estúdio
Nuno Simões - Captação de estúdio
André Tavares – Masterização
Adriano Fagundes –Fotografia
Maria Sande e Castro – Vídeo
Marina Borba – Design
Espelho de Cultura – Co Produção 


Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,300,554