"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Literário José Saramago abre candidaturas até 15 de maio próximo

As candidaturas ao Prémio Literário José Saramago, na 13.ª edição, estão abertas até 15 de maio próximo, anunciou a organização.

O galardão, com o valor pecuniário de 40.000 euros, é promovido pelas fundações Círculo de Leitores e José Saramago, e visa distinguir obras de ficção inéditas de autores lusófonos até aos 40 anos.

“Como forma de perpetuar o espírito de Saramago, o Prémio continuará a ter como jurados escritores anteriormente galardoados com o prémio, nesta edição, Paulo José Miranda, Adriana Lisboa e Ondjaki", e ainda Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, a editora Guilhermina Gomes, que assume a presidência do júri em representação da Fundação Círculo de Leitores, e a escritora Lídia Jorge, como membro honorário, substituindo Nélida Piñon, falecida em dezembro do ano passado.

As obras a concurso terão de ser apresentadas à Fundação Círculo de Leitores até 15 de maio próximo, devendo os candidatos registar-se no 'site'  www.premiojosesaramago.pt.

O vencedor do Prémio será anunciado em outubro ou novembro próximo, e a obra vencedora será publicada e distribuída em todos os países da lusofonia.

Com caráter bienal, o Prémio Literário José Saramago foi atribuído pela primeira vez em 1999 ao português Paulo José Miranda, pela novela “Natureza Morta”, o mais recente diastinguido é o escritor brasileiro Rafael Gall, no ano passado, pelo seu romance "Dor fantasma".


Fonte: LUSA | 16 de novembro de 2023

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,306,941