"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro Nacional São João celebra 50 anos do 25 de Abril com Lobo Antunes

Na temporada para os primeiros sete meses de 2024, o Teatro Nacional de São João no Porto anuncia sete estreias absolutas, a peça Fado Alexandrinho de António Lobo Antunes encenada por Nuno Cardoso e uma criação em colaboradora com a rapper Capicua que vai levar o São João a oito escolas do distrito do Porto.

© Facebook do Teatro Nacional São João

O Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974. Na nova temporada dada a conhecer, o São João confirma que em abril, no âmbito do aniversário da Revolução dos Cravos levará à cena o romance “Fado Alexandrino”, de António Lobo Antunes numa encenação de Nuno Cardoso.

Considerado “o grande romance sobre o 25 de Abril”, ‘Fado Alexandrino’ será resultado de uma parceria entre “instituições parceiras do TNSJ – o Teatro Circo de Braga, o Teatro Aveirense e o Centro Cultural de Belém”. O espetáculo com estreia a 5 de abril ficará em cena até dia 28 no Porto, seguindo depois em digressão por Lisboa, Aveiro, Braga e Faro.

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o São João associa-se também ao Teatro da Palmilha Dentada e irá apresentar o espetáculo “O 25 de Abril Nunca Aconteceu”, com texto e encenação de Ricardo Alves que tem estreia marcada para 11 de abril no Teatro Carlos Alberto.

Ao Porto chegará também de 31 de maio a 1 de junho, a peça “Quis Saber Quem Sou”, de Pedro Penim que marca um dos espetáculos do ciclo Abril Abriu, do Teatro Nacional D. Maria II. “Paralelamente à produção teatral, o Mosteiro de São Bento da Vitória recebe dois concertos da terceira edição do ciclo Musical-Mente, uma parceria do TNSJ com o DSCH – Schostakovich Ensemble. Na antecâmara do cinquentenário do 25 de Abril, os concertos desta edição são antecedidos por prelúdios políticos. A 15 de fevereiro, o prelúdio cabe ao político Paulo Rangel e a 27 de março à historiadora Irene Pimentel”, refere o comunicado do TNSJ.

Na programação agora conhecida foi anunciado que nos dias 4 e 5 de maio, será apresentado o espetáculo “Visitações: Revolução”, com texto e coordenação de Cátia Pinheiro e José Nunes, e que conta com a colaboração da ‘rapper’ Capicua. O espetáculo será levado a oito escolas do distrito do Porto.

Mas a nova temporada passa também por coproduções com companhias da cidade do Porto em estreia absoluta. Em parceria com a companhia Assédio que está a comemorar 26 anos, o TNSJ vai levar à cena a peça “Terno e Cruel” de Martin Crimp, com encenação de João Cardoso, fundador e diretor artístico da companhia.

A 29 de maio será a vez de estrear “Lugares Invisíveis”, uma coprodução com o Colectivo Espaço Invisível, dirigido a um público infantojuvenil e que terá como ator e encenador Nuno Preto e a bailarina e criadora Daniela Cruz.

De 13 a 22 de junho, o Ensemble – Sociedade de Actores regressa ao TNSJ para dar corpo à peça do dramaturgo britânico Arnold Wesker, “Os Homens Morrem As Mulheres Sobrevivem”, numa encenação de Jorge Pinto.

Quase a fechar a temporada, a escritora e encenadora Patrícia Portela dirige o diretor artístico do São João em “Homens Hediondos”, monólogo a partir da obra de David Foster Wallace. A peça tem estreia agendada para 20 de junho, no Teatro Carlos Alberto, e ficará em cena até dia 30.

Em maio, o TNSJ acolhe mais uma edição do FITEI - o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica com quatro espetáculos. O FITEI arranca a 16 de maio com “Manuela Rey Is In Da House”, um espetáculo do Centro Dramático Galego (Espanha) com encenação e dramaturgia de Fran Núñez.

A partir de dia 18 de maio, será a vez do Teatro Carlos Alberto receber “Amédée ou Como Desembaraçar-se”, de Eugène Ionesco, numa encenação de Ivo Alexandre. A 23 e 24 de maio, o TNSJ e a Seiva Trupe voltam a apresentar a encenação de Nuno Cardoso de “O Canto do Cisne”, de Anton Tchékhov e a encerrar, o São João recebe, dias 24 e 25 de maio, “Sem Palavras”, um espetáculo de Marcio Abreu.


in Renascença | 14 de dezembro de 2023
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,279,606