"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Quatro eventos dão a Loulé nomeações para os Iberian Festival Awards’24

Mais uma vez o concelho de Loulé volta a figurar nas nomeações dos Iberian Festival Awards. Nesta 8ª edição, ao Festival MED e Som Riscado – Festival de Música e Imagem, juntam-se a Noite Branca Algarve – Loulé e o Carnaval de Loulé como eventos que estão na lista de candidatos a estes galardões, somando 21 nomeações.

O Festival MED, totalista em termos de presença nestes prémios desde a primeira edição, é nomeado em 10 categorias, 9 delas as mesmas do último ano: Melhor Festival de Média Dimensão, Melhor Promoção Turística, Melhor Programa Cultural, Melhor Comunicação e Estratégia de Marketing, Melhor Atuação (PT/ES) com o concerto dos portugueses Sétima Legião, Melhor Atuação Internacional com o concerto dos malianos Amadou&Mariam, Contributo para a Sustentabilidade, Contributo para a Igualdade e Melhor Festival Lusófono e Hispânico. A novidade é a integração numa nova categoria, a Melhor Cobertura Vídeo, com o trabalho realizado pela Digital+TV durante o MED.

Esta última é também uma das categorias em que o Som Riscado – Festival de Música e Imagem figura como nomeado, mas neste caso a cobertura do evento foi realizada por outra produtora algarvia, a Take 5 Produções. Este festival, que teve lugar no passado mês de novembro, tem mais 8 nomeações: Melhor Festival de Pequena Dimensão, Melhor Festival Indoor, Melhor Programa Cultural, Melhor Comunicação e Estratégia de Marketing, Melhor Atuação (PT/ES) com o concerto dos The Gift, Melhor “Electronic Act” com o set de Stereossauro ft. Ana Magalhães, Melhor Espaço de Acolhimento (com o Cineteatro Louletano, apesar da realização de atividades incluir também outros espaços da cidade) e Melhor Fotografia (Mário Lino).

Este ano, a Noite Branca Algarve - Loulé e o Carnaval de Loulé também fazem parte dos muitos eventos portugueses e espanhóis que concorrem a estres galardões. Ambos integram a lista de nomeados para Melhor Festividade. No caso do Carnaval esta é uma estreia.

Os vencedores dos 8ºs Iberian Festival Awards serão conhecidos numa gala que terá lugar na noite de 15 de março, na cidade espanhola de Granada. Mas ainda antes, a 30 de janeiro, é anunciado o top 10 dos finalistas em cada uma das categorias, quer nas que são decididas pelo público, como aquelas que são eleitas pelo júri.

As votações decorrem até 17 de janeiro em https://www.talkfest.eu/nominees2024

Os Iberian Festival Awards têm por objetivo reconhecer o melhor dos festivais da Península Ibérica, nas suas diversas valências, bem como os agentes que neles participam.

Sobre os nomeados

Festival MED

O MED é um festival de World Music que se afirma como uma referência europeia, com um conceito diferenciador e uma forte identidade que lhe permitiu alcançar elevados níveis de notoriedade internacional. Anualmente, no final do mês de junho, a Zona História de Loulé é invadida por sonoridades de vários pontos do globo mas também por cores, sabores e cheiros que espelham a diversidade cultural que é imagem de marca do evento. Para além de um alinhamento musical que traz a Portugal os melhores nomes da chamada indústria das músicas do mundo, este festival passa também por uma fusão de manifestações culturais que vão desde a gastronomia às artes plásticas, animação de rua, artesanato, dança, teatro, cinema, poesia, workshops e muito mais, com um claro objetivo de divulgar a interculturalidade e de promover a união dos povos e a tolerância.

Festival Som Riscado

Evento multidisciplinar, no Som Riscado a música, o som, a imagem, a experimentação e a Cultura multiplicam-se e disseminam-se durante alguns dias por vários espaços da cidade, incluindo, claro, a sala-mãe, o Cineteatro Louletano. A aposta nos concertos, performances, instalações sonoras interativas, talks e workshops fazem do Som Riscado um conceito único a sul do país, com uma programação arrojada e inovadora envolvendo, entre outras, a comunidade escolar. As encomendas provocam os artistas a sair das zonas de conforto e a criar peças culturais “fora da caixa”. Dos cruzamentos experimentais entre música e imagem até a novas abordagens exploratórias à arte sonora, muitos são os motivos para rumar a Loulé nestes dias de descoberta.

Noite Branca Algarve – Loulé

Considerada como a festa oficial da despedida do verão algarvio, a Noite Branca Algarve, criada em 2007, desenrola-se numa área aproximada de 125.000 m2, no coração de Loulé, e propõe um programa cultural com momentos únicos. O branco é obrigatório e transversal às várias manifestações que aqui têm lugar reservado, da música à animação de rua, da moda à pintura, do novo circo às artes plásticas.

As ruas, ruelas e pracetas da cidade ganham uma nova vida, vestidas de branco e com uma surpresa a cada esquina, apresentando performances em que, por vezes, os visitantes são também protagonistas. Mais de uma centena de artistas de rua dão alma e cor à festa, entre malabaristas, cuspidores de fogo, homens-estátua, palhaços, mágicos, músicos, ginastas ou bailarinos. A música Chill Out e eletrónica acompanha toda a filosofia do evento e por todos os cantos deste centro urbano ecoam os sons de DJs e bandas.

Os bares estão abertos na rua e a rua ganha uma nova vida, criando-se espaços inusitados em edifícios emblemáticos.

A aposta na dinamização do comércio é um dos pontos fulcrais da Noite Branca. As lojas estão abertas ao longo da noite, engalanadas de branco, com montras decoradas a rigor, e descontos nos seus produtos.

Considerando que o fator surpresa é uma das imagens de marca desta festa, a programação integral só é divulgada no dia do evento.

Carnaval de Loulé

Durante três dias, Loulé recebe o mais antigo e famoso Carnaval de Portugal. Uma enorme parada constituída por carros alegóricos, grupos de samba e de animação, cabeçudos e gigantones desfilam na principal Avenida de cidade de Loulé, numa festa cheia de cor, música e alegria.

O Carnaval de Loulé é, há largos anos, considerado como o maior cartaz turístico da região durante a chamada época baixa do turismo algarvio e constitui um fator dinamizador da economia da região nesta altura do ano, com impacto bastante significativo na hotelaria, restauração, comércio e noutros setores económicos.

Anualmente são perto de 100 mil visitantes que, ao longo dos três dias, são esperados no “sambódromo louletano”, vindos de vários pontos do país, e de outros países. Turistas espanhóis, britânicos, franceses, italianos, alemães ou holandeses têm grande relevância no número de “entradas” no recinto. São espetadores efusivos, autênticos foliões, curiosos por assistir a uma manifestação e a sua presença contribuiu também para dar deste desfile alegórico.

A par do desfile dos carros alegóricos, a Autarquia organiza, em parceria com outras entidades, um programa de animação durante a semana de Carnaval que contribuem também para atrair mais visitantes ao concelho. É o caso do Torneio Internacional de Vela do Carnaval, que acontece em Vilamoura, promovido pelo CIMAV.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,296,099