"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Grupo Porto Editora anuncia mais de 111 novidades literárias

O novo romance de Valter Hugo Mãe, uma biografia de Alexandre O’Neill assinalando o centenário do poeta, uma mão-cheia de leituras singulares e a celebração dos 80 anos da Livros do Brasil são alguns dos destaques deste primeiro semestre de 2024.

ESCRITOS EM PORTUGAL
Valter Hugo Mãe revela Deus na escuridão. Passada na ilha da Madeira, esta é a história de dois irmãos e da necessidade de cuidar de alguém. Delicada e profunda, é um manifesto de lealdade e resiliência. Um novo capítulo no ciclo de romances Irmãos, Ilhas e Ausências, que inclui A desumanização, Homens imprudentemente poéticos As doenças do Brasil.

Também em português e pela Porto Editora, Carlos de Matos Gomes conta os dilemas da sociedade portuguesa no fascinante processo que conduziu ao fim de um ciclo imperial de quinhentos anos, ao fim da mais longa ditadura europeia, à integração política, económica e social na União Europeia. Geração D é um testemunho precioso sobre a Guerra Colonial, o movimento que conduziu ao 25 de Abril e a conquista da democracia em Portugal.

Vera dos Reis Valente é o nome literário de Sara de Almeida Leite. Amar em caso de emergência conta a história de uma mulher de 50 anos que se vê refém de um casamento falhado. Profundamente insatisfeita, decide libertar-se e iniciar uma busca incessante pela felicidade, vivendo experiências que fazem com que o leitor reflita sobre as suas opções e o sentido que atribui à vida.

SENSAÇÕES INTERNACIONAIS
Em The Art Thief (título original), Michael Finkel leva-nos ao bizarro mundo de Stéphane Breitwieser, o ladrão de arte mais prolífico do mundo – que nunca roubou por dinheiro, mantendo todos os seus tesouros num único local onde os pudesse admirar. A Porto Editora publica assim uma das mais notáveis narrativas de crimes reais do século XXI.

Pela mão de Louise Kennedy, chega-nos Trespasses (título original), um romance surpreendente no meio de uma contenda que custou milhares de vidas, um belo manifesto do que foi o conflito que abalou a Irlanda do Norte.

Abrangendo os anos de 1900 a 1977, em maio será tempo de conhecermos The Covenant of Water, de Abraham Verghese. Bestseller do New York Times há 34 semanas consecutivas, o livro segue uma família de Kerala, no sul da Índia, que sofre de uma aflição peculiar: em cada geração, pelo menos uma pessoa morre afogada. Um humilde testemunho das dificuldades sofridas pelas gerações passadas em prol dos que estão vivos hoje.

Jean-Baptiste Andrea foi vencedor do prémio Goncourt 2023 com Veiller Sur Elle (título original), um romance cheio de fogo e brilho, habitado por graça e beleza. Mimo é um homem pobre, de baixa estatura e aprendiz de escultor que se revela muito talentoso. Por outro lado, Viola Orsini é herdeira de uma família de prestígio, demasiado ambiciosa para se resignar ao cargo que lhe foi atribuído. Ligado por uma atração inquebrável, o casal que nunca se devia ter conhecido vive os furiosos anos do fascismo em Itália.

LEITURAS SINGULAR(ES)
Siobhan Curham adora escrever livros que inspirem. E se, à primeira vista, A contadora de histórias de Auschwitz nos remete para um episódio da História mais sombrio, a verdade é que a personagem principal, Etty, não podia ter uma motivação mais inspiradora para sobreviver: contar a história das corajosas mulheres que conhece no campo de concentração, para que a história delas nunca seja esquecida.

Os avós de Kim Jiyoung queriam que ela fosse um menino. Kim Jiyoung tem de dividir o quarto, mas o seu irmão não. Kim Jiyoung é culpada pelo pai quando é assediada na rua, à noite. Kim Jiyoung é uma funcionária modelo, mas é esquecida nas promoções. Kim Jiyoung está deprimida. Kim Jiyoung é todas as mulheres. Kim Jiyoung, born 1982 (título original) é o mais recente livro de Cho Nam-Joo.

Da autora de As Flores Perdidas de Alice Hart, Holly Ringland, o livro The Seven Skins of Esther Wilding (título original) conta uma história sobre a perda, os limites do amor fraterno e o poder de usar as emoções. Esther viaja da Tasmânia para as Ilhas Faroé para descobrir a verdade sobre a morte da irmã e acaba por ser guiada pelas histórias que Aura lhe deixou para trás.

The Bookstore Girl (título original), de Kei Aono, The full moon coffee shop (título original), de Mai Mochizuki, são as apostas do universo nipónico para este semestre. O primeiro conta uma história tão divertida quanto comovente, na qual o amor pelos livros e o trabalho de equipa são postos à prova. Já no segundo, encontramos um estabelecimento muito especial, que não tem local fixo, aparecendo inesperadamente em noites de Lua Cheia a pessoas que atravessam algum tipo de dificuldades e precisam de ajuda.

Em agosto de 1834 é decretado o fim da escravidão em Barbados. River Sing Me Home (título original), de Eleanor Shearer, é a jornada perigosa de uma mãe em busca dos seus cinco filhos: de Barbados, por rio, até às profundezas da floresta da Guiana Inglesa e, finalmente, através do mar até Trinidad.

Em média, passamos 33 anos a dormir. Porém, quando mergulhamos no sono, esse misterioso mundo de sombras, o que é que realmente nos acontece, e do que é que somos capazes? É esta a premissa de Anna O., thriller de Matthew Blake sobre uma jovem escritora com um futuro brilhante que, uma noite, sem motivo aparente, esfaqueia duas pessoas até à morte – e nunca mais acorda.

Jag Kommer att Hitta Nyckeln (título original) é o primeiro volume de uma nova série policial, assinada por Alex Ahndoril, o mais recente pseudónimo de uma dupla de escritores de sucesso: Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril, que tão bem conhecemos da saga Lars Kepler.

Em Honey & Spice, a jovem escritora anglo-nigeriana Bolu Babalola dá a conhecer um romance de estreia gloriosamente engraçado e brilhante, cheio de paixão, humor e sentimento. Este é o título vencedor da 1.ª edição do TikTok Book Award.

80.º ANIVERSÁRIO DA LIVROS DO BRASIL
No ano em que a Livros do Brasil celebra o seu 80.º aniversário, eis a reedição de O Livro de San Michele, o primeiríssimo título na coleção Dois Mundos. Texto autobiográfico do médico sueco Axel Munthe transformado em bestseller mundial, esta é uma obra arrebatadora, repleta de amor pelos animais e pela natureza.

Expandindo o catálogo de obras da Nobel Annie Ernaux na coleção Dois Mundos, esta semana é publicado pela primeira vez em Portugal o livro A Vergonha. Na primavera será tempo de Os Armários Vazios.

Também a coleção Contemporânea crescerá, com a publicação de O Evangelho do Novo Mundo. Maryse Condé, a mais importante voz das letras das Caraíbas, revela nesta sua homenagem a José Saramago o estrondoso poder da imaginação que faz agitar consciências.

A ATUALIDADE EM TODAS AS PÁGINAS
Disponível nos escaparates esta semana, A Mais Breve História de Israel e da Palestina (Ideias de Ler), do especialista em História do Médio Oriente Michael Scott-Baumann, traça de forma sucinta e concreta o curso do conflito entre Israel e Palestina, das origens até aos dias de hoje. Cada capítulo providencia uma explicação lúcida da política em vigência e termina com testemunhos pessoais de palestinianos e israelitas cujas vidas foram ensombradas pela violência contínua.

Como vencer todas as discussões é um guia fascinante sobre a arte da argumentação. Mehdi Hasan mostra-nos como comunicar com confiança, ignorar querelas nas redes sociais e triunfar num debate produtivo e bem-intencionado no mundo real. A argumentação ajuda-nos a resolver problemas, a descobrir novas ideias que poderíamos não ter considerado e a levar os nossos desentendimentos a uma compreensão mútua.

Terceira classificada na recente votação da Palavra do Ano, a Inteligência Artificial é o tema dominante de I, Human (título original). Neste título da Ideias de Ler, o psicólogo Tomas Chamorro-Premuzic leva os leitores numa viagem cativante e reveladora pela evolução, as vantagens e os perigos da Inteligência Artificial.

Por sua vez e pela mesma chancela, O Instinto Social, da investigadora Nichola Raihani, é um olhar, profundo e envolvente, sobre as relações ocultas que sustentam a evolução humana e os motivos que fazem com que a cooperação seja a chave para a nossa sobrevivência.

A poucos meses das eleições legislativas, Why politics fails (título original), de Ben Ansell, premiado professor de Oxford, afirma que as políticas não estão a resultar. O autor baseia-se em exemplos desde a Grécia Antiga até ao Brexit para demonstrar o que podemos fazer para que a política funcione, de modo a superar o interesse próprio e cumprir os objetivos coletivos.

Escrito em 1739, A mulher não é inferior ao homem é um trabalho marcante na história da discussão sobre a igualdade entre os géneros. É considerada uma das primeiras obras sobre o tema. Sophia, Uma pessoa de qualidade é o pseudónimo da autora, que decidiu escrever a obra anonimamente.

A alimentação é um tema central na vida de todos. Dentro desta temática, Nutrição desportiva (título provisório), de António Pedro Mendes, Alimentação para Gente de palmo e meio (título provisório), de Ana Rita Sousa, debruçam-se sobre a nutrição adequada para atletas e bebés, respetivamente, desmistificando conceitos e dando importantes orientações.

Catarina Brandão fundou o Cat Poupança em 2018. Agora, em Tenha Mais Dinheiro na Carteira (título provisório) partilha um guia prático capaz de transformar a relação com o dinheiro e ajudar a alcançar a tão desejada estabilidade financeira.

APRENDER A SENTIR
Numa altura em que a saúde mental é tema do dia, Guia prático para superar a ansiedade, de Pooky Knightsmith, doutorada em Psicologia Médica pelo Institute of Psychiatry, em Londres, oferece uma abordagem prática única para lidar com o stress, o pânico, os pensamentos avassaladores e outros sentimentos indesejados que por vezes assomam. Uma leitura com o selo Albatroz.

Marc Brackett, Ph.D., é fundador e diretor do Yale Center for Emotional Intelligence. Tendo sofrido bullying em criança, relata na primeira pessoa a sua experiência, assumindo a missão de fazer chegar o seu conhecimento ao maior número de escolas e empresas do mundo. Em Permissão para sentir, aborda temas fortes, como a regulação emocional dos adultos e o bem-estar emocional das crianças.

TEXTOS COM NOVAS VIDAS
Assinalando o centenário do poeta, a Assírio & Alvim publica Alexandre O’Neill, uma biografia literária, em abril disponível numa versão revista e aumentada. Maria Antónia Oliveira dá-nos aqui a ver todas as facetas do autor através de quem o conheceu e por onde deixou a sua marca.

Também acrescentados e redigidos ao longo dos anos, os poemas de Tisanas, de Ana Hatherly, conhecem este mês uma nova edição. A recolha que agora se apresenta tem por base a última revista pela autora, com edição e posfácio de Ana Marques Gastão.

Ainda no capítulo das recolhas de poemas, destaque para Sonhos Cercados de Émile Nelligan, «o Rimbaud do Canadá», cuja doença mental marcaria fortemente os seus versos sombrios, povoados de seres espectrais e cenários góticos. Um volume com seleção, apresentação e tradução de Diogo Paiva.

As capas e restantes materiais da apresentação podem ser consultados em lk.portoeditora.pt/novidades-literatura-janeiro-2024 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,295,599