"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Galgo antecipam novo disco com o single "VAPOR"

"Vapor" é o primeiro single de avanço do novo disco dos Galgo, intitulado "Denso", e com data de lançamento agendada para o dia 29 de fevereiro.

© Ana Viotti
O tema surge numa relação muito próxima e de garras dadas com o álbum que antecede, dando a conhecer o conceito deste próximo e quinto trabalho da banda lisboeta que reflete sobre os estados físicos e também não físicos, como o estado gasoso ou o estado 'pesado'.

Os estados físicos e não físicos, assim como toda a imaginação e criatividade vibrante dos Galgo, definem a sua nova abordagem e sonoridade estética que os têm acompanhado nos últimos anos. “Existe uma semelhança, quase homónima, com a palavra dance, que ao mesmo tempo torna esta palavra anglicana, mais pesada. Quase como uma dança pesada”, sublinham os membros do projeto que assinalou dez anos de carreira em 2023.

O que é que pode ser denso? Um corpo ou objeto poderá ser denso, mas um ambiente ou estado emocional também o poderá ser, certo?

É uma dança pesada. É um resultado desta dança pesada. É uma dança. É peso. E pesada. E quando a dança se torna pesada, e até desconcertante, também pode aquecer e criar então este estado gasoso que se objetifica neste “VAPOR”.

“Pesa muito em relação a outros corpos de igual volume. Está carregado. Une-se em vários estados. Todos. As partículas têm dias: escondem-se na grandeza da sua velocidade, mas têm também aqueles momentos em que dançam baixinho, com pés moles - são os momentos em que são mais vistosas.” 

Conheça Galgo

Oriundos de Lisboa, Galgo são Alexandre Moniz, Joana Komorebi, João Figueiras e Miguel Figueiredo. Com três LPs (Pensar Faz Emagrecer [2016], Quebra Nuvens [2018], Parte Chão [2020]) e um EP (EP5 [2015]) mostram o seu estilo que salta entre math-rock, dance-rock e post-rock.

Amigos desde a secundária, formam a banda de garagem em 2013 e desde então têm arfado por todo o Portugal a mostrar a sua música, com a ocasional saída para fora, ao tocar no Sziget na Hungria.

Tendo influências que vão desde a electrónica dançável de bandas como Chk Chk Chk ou Metronomy até ao peso matemático de Sleeping People, os 4 membros criam a sua assinatura clássica e constroem assim uma discografia que tem um veio consistente no seu núcleo, mas que explora novas identidades com cada lançamento.

Em 2023, os Galgo cumpriram 10 anos de existência e preparam agora o lançamento do seu novo LP “DENSO”. Reimaginando uma melancolia densamente dançável, carrega todos os estados físicos, unindo-se num só. Está cá fora no início de 2024. 

 

Facebook
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,308,004