"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro-Cinema de Fafe assinala centenário com espetáculos até dezembro

Fafe organiza até ao final do ano um conjunto de espetáculos de música, canto, dança, humor, cinema e teatro para assinalar o centenário do Teatro-Cinema daquela cidade do distrito de Braga.

© Câmara Municipal de Fafe

Além dos espetáculos de diferentes manifestações artísticas, a agenda inclui conferências, exposições, visitas guiadas e arte digital, procurando alcançar todos os públicos, segundo os promotores.

“O programa procurará trabalhar os públicos e cultivar o interesse pela preservação viva do Teatro Cinema enquanto património edificado e atrair visitantes e público a Fafe”, assinala uma informação da autarquia local.

O programa abriu com um espetáculo de Camané, que se realizou na quarta-feira, e prossegue no fim de semana com espetáculos de ópera e bailado pela Academia de Música José Atalaya e Escola Bailado de Fafe.

Até dezembro, estão agendadas cerca de 40 datas com eventos culturais a realizar por artistas locais e nacionais, a decorrerem naquela sala de espetáculos, propriedade do município.

O Teatro-Cinema de Fafe, inaugurado em 1923, é uma das salas de espetáculos mais antigas da região ainda em atividade, tendo sido adquirida em 2001 pelo município, que ali realizou obras de reabilitação respeitando a traça original no exterior e no interior do imóvel histórico, situado no centro da cidade.

Em 2009, o espaço reiniciou a sua atividade regular, complementado com uma nova sala de cinema construída num edifício contíguo, aquando da modernização realizada pela câmara.


Fonte: LUSA | 12 de janeiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,300,326