"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Município de Arganil recebe espólio arqueológico de acampamento militar romano

A Câmara de Arganil recebeu o espólio arqueológico do acampamento militar romano da Lomba do Canho, situado naquele concelho, atribuído pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito de um protocolo de doação.

© Câmara Municipal de Arganil

“Estamos muito honrados por acolher no nosso Núcleo de Arqueologia peças únicas e com valor patrimonial tão significativo”, disse Luís Paulo Costa, presidente daquela autarquia do distrito de Coimbra, em comunicado.

O autarca comprometeu-se, em nome do município, a “preservar e partilhar” aquela herança cultural “única” com a comunidade, com quem os visita e com as gerações futuras.

A nota refere que “a doação promovida pela Faculdade de Letras [de Lisboa] enquadra-se numa política de doação a autarquias e museus de espólio arqueológico de coleções já estudadas e que se encontram à guarda do Centro de Arqueologia, centrada no princípio da congregação de toda informação de um sítio arqueológico num só local”.

Da coleção doada fazem parte o acervo de João Carlos de Senna-Martinez referente às escavações arqueológicas realizadas nos anos 50 do século XX e entre 1979 a 1984 no sítio designado de Moinhos de Vento 1, 2 e 3, no monte da Lomba do Canho.

Este conjunto inclui, além de espólio arqueológico, documentação escrita, fotografias e desenhos de campo e de materiais.

Classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1959, o antigo acampamento romano da Lomba do Canho encontra-se em processo de reclassificação para Monumento Nacional.

“A conclusão do processo está apenas dependente da homologação do Ministro da Cultura”, explicou Luís Paulo Costa, considerando que a requalificação “fará jus" a um dos elementos patrimoniais mais importantes daquele território, "que nem sempre foi tratado da forma como lhe era devida”.


Fonte: LUSA | 15 de janeiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,306,743