"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Maria da Graça Carmona e Costa (1932-2023)

Morreu a galerista e mecenas Maria da Graça Carmona e Costa, aos 90 anos

Apaixonada pelas artes plásticas, Maria da Graça Carmona e Costa contactou, nos anos 1970, com destacadas personalidades da arte portuguesa como Almada Negreiros, José Augusto-França e o crítico Rui Mário Gonçalves, iniciando a sua atividade na Galeria Quadrum, de Dulce d’Agro em Lisboa, um dos espaços mais importantes das artes visuais desse período. No final dos anos 1980, fundou o gabinete Giefarte, a que se sucedeu, em 1997, a Fundação Carmona e Costa, com a finalidade de dinamizar iniciativas de arte contemporânea portuguesa, como exposições, conferências, edição de livros e catálogos.

Em 2000, a fundação iniciou um programa de apoio à arte contemporânea em Portugal, promovendo a Bolsa Fulbright/Fundação Carmona e Costa e a Bolsa de Estudos destinada a alunos do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual de Lisboa.

Em outubro de 2023, o MAAT inaugurou a exposição "Álbum de Família – Obras da Coleção Fundação Carmona e Costa", que pela primeira vez é apresentada ao público "de modo sistemático", com curadoria de João Pinharanda.

Organizada em três momentos, a primeira parte da mostra fica patente até 01 de abril, no MAAT. Na Fundação Carmona e Costa são apresentadas duas exposições sucessivas: a segunda, inaugurada em outubro de 2023, fica patente até ao final deste mês, e a terceira, de janeiro a março deste ano.

A coleção, indica a página 'online' do MAAT, "dá conta não apenas do gosto pessoal, mas também de parte significativa da própria história da arte portuguesa nas últimas décadas."

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
134,311,937