"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Há desigualdade no coração do universo

Finalista do Prémio Booker Internacional e escrito em homenagem a José Saramago, O Evangelho do Novo Mundo é o testamento literário de Maryse Condé. A tradução deste novo título da coleção Contemporânea é de Diogo Paiva 

Distinguida em 2018 com o Prémio New Academy – considerado o «Nobel alternativo» –, Maryse Condé revela nesta sua mais recente obra o estrondoso poder da imaginação que faz agitar consciências. Filho de um ser fora de comum, que queria imprimir um novo ritmo ao mundo, o protagonista desta parábola da autora caribenha é tão bonito como um jovem rei ou um príncipe, «formado com uma matéria preciosa que não aquela com que é feita a maioria dos humanos». Fardo pesado carrega o herói de O Evangelho do Novo Mundo, incessantemente à procura de si mesmo e dos outros. Entre vitórias e derrotas, e após muitas deambulações, ele vai entendendo aos poucos que o Homem não tem pior inimigo que ele próprio. Para que servem as revoluções políticas, para que servem as ideologias, se não conseguirmos mudar o coração dos homens?

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 8 de fevereiro de 2024. 

SOBRE O LIVRO
O Evangelho do Novo Mundo
Num domingo de Páscoa, um recém-nascido surge deitado sobre a palha, entre os cascos de um burro que o aquece com o seu bafo. «Um milagre! Aqui está uma dádiva de Deus que eu não esperava. Vou chamar-te Pascal», murmura a senhora Ballandra, a partir de então sua mãe adotiva. O bebé é muito belo, de pele morena, cabelos lisos e pretos, os olhos de um verde semelhante ao mar que rodeia o país. Mas esta beleza não é a única razão pela qual cresce a curiosidade geral e um rumor tenaz começa a ganhar cada vez mais terreno. Algo na história desta criança não é natural. Será Pascal, na verdade, filho de Deus? Qual a sua missão? Poderá ele mudar o destino dos homens, suavizar as suas dores e tornar o mundo mais justo? E o que indicará este evangelho do novo mundo acerca da nossa natureza e do nosso futuro?

Ver primeiras páginas   

Título: O Evangelho do Novo Mundo
Autora: Maryse Condé
Tradução: Diogo Paiva
Páginas: 256
PVP: 17,75€
Coleção: Contemporânea 

CRÍTICAS

«O livro toma emprestada a tradição do realismo mágico e atrai-nos para um mundo repleto de cor e de vida. Esta é uma obra que mistura de modo triunfante humor e poesia, profundidade e leveza.»
Júri do Prémio Booker Internacional

«Maryse Condé surge liberta e otimista neste romance, que constitui uma bela porta de entrada no seu universo.»
Le Monde

«Este romance é uma odisseia, permitindo a Condé lançar interrogações sobre os seus temas favoritos: o legado do colonialismo e da escravatura, género, religião, raça e desigualdade.»
Financial Times

«Nesta estupenda parábola política, Maryse Condé reformula o mito de Jesus para criticar o colonialismo.»
El Mondo

««As histórias de Maryse Condé são ricas, poderosas e gloriosas. Atravessam continentes e séculos para penetrar no coração dos leitores.»
Maya Angelou

SOBRE A AUTORA

Maryse Condé
Nasceu em Guadalupe em 1934 e é autora de uma vasta obra, que inclui romances, peças de teatro, literatura para a infância, ensaios e textos autobiográficos. Doutorada em Literatura Comparada pela Sorbonne, em Paris, teve uma importante carreira académica, não só em França, mas também nos Estados Unidos da América, onde lecionou literatura francófona em universidades como Harvard e Columbia. Pelo conjunto da sua obra, foi distinguida em 2018 com o Prémio New Academy, o «Nobel alternativo» de Literatura, recebeu em 2020 a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito pelo presidente Macron e, em 2021, o Prémio Mundial Cino del Duca. O seu mais recente romance, O Evangelho do Novo Mundo, foi finalista do Prémio Booker Internacional 2023. É considerada a mais importante voz das letras das Caraíbas. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,310,822