"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Os mitos nossos de cada dia

Da premiada autora argentina Ana María Shua, chega um compêndio, com ilustrações fantásticas de João Moreno, para leitores jovens e adultos, que constitui uma excelente introdução à mitologia grega.

Os episódios mais emocionantes e o perfil dos principais heróis dos mitos que povoam o imaginário coletivo.

No início era o Caos. Depois, nasceram as histórias que cada geração vai contando e recontando. Os mitos estão na linguagem, nos livros, nos filmes, em toda a arte e no nosso quotidiano.

Deuses e Heróis da Mitologia Grega (ed. Fábula), de Ana María Shua e João Moreno. Tradução de Artur Guerra. Nas livrarias a 05 de fevereiro. Excerto para leitura aqui.

«OUTRA VEZ OS MITOS GREGOS?

E outra. E outra. Sempre os mitos gregos (e os romanos, que são mais ou menos os mesmos, mas com outros nomes). Porque são estranhos e maravilhosos, mas também familiares e próximos. Porque estão vivos. Porque continuamos a falar deles, porque os temos incorporados na língua (não se costuma dizer que um homem muito forte parece um hércules?, as palavras Eros ou Vénus não continuam a evocar o amor e o desejo?), porque são a fonte de que nós, escritores, guionistas de cinema, inventores de histórias do mundo inteiro, e também pintores, arquitetos e músicos, nos continuamos a alimentar. Nos desenhos animados, nos filmes de aventuras, nas estátuas e nos edifícios, os mitos gregos e romanos estão presentes e saúdam?nos (ou perseguem?nos) todos os dias.» In Prefácio

SINOPSE

Os mitos gregos continuam a resistir ao passar do tempo. Em várias épocas, serviram de inspiração a pensadores e artistas, e ainda hoje fascinam as novas gerações. Da literatura ao teatro, da dança ao cinema, da pintura à arquitetura, dos videojogos à publicidade, a mitologia é omnipresente e um legado cultural importante da Europa para o mundo.

Nesta obra, a autora premiada Ana María Shua leva-nos à descoberta de alguns dos mitos gregos mais conhecidos e apresenta uma galeria de heróis com qualidades extraordinárias e características de simples mortais — virtuosos, vingativos, humildes, cruéis, justos, dissimulados, fracos, corajosos... Mais do que todo-poderosos, estes apresentam-se como personagens falíveis que lutam, embora nem sempre saiam vencedores, e que ousam, nem sempre alcançando os seus objetivos. Mas de todos se pode extrair um ensinamento para a vida terrena. Um livro fascinante para leitores de todas as idades.

A AUTORA

Ana María Shua nasceu em 1951, em Buenos Aires, onde estudou Literatura e trabalhou como publicitária e jornalista. Já recebeu importantes prémios literários, mas o reconhecimento da qualidade da sua obra também advém do grande sucesso que os seus livros conquistaram na América Latina, em Espanha e na Coreia do Sul.Em 2016, recebeu o primeiro Prémio Ibero-Americano Juan José Arreola, na categoria de minificção, e a presidente das Mães da Praça de Maio, Estela de Carlotto, concedeu-lhe o Prémio Democracia na Literatura. Em 2022, tornou-se membro honorário da Associação Americana de Professores de Espanhol e Português.

O ILUSTRADOR

João Moreno nasceu em 1969, no Porto. Ainda em criança, foi para Lisboa, onde viveu até 1986, ano em que rumou ao Luxemburgo, tendo partido um ano depois para a Bélgica, onde permaneceu durante oito anos. Estudou Ilustração na ERA Saint-Luc e Desenho na ENSAV La Cambre, ambas em Bruxelas. Regressou a Portugal em 1994. Atualmente, reparte a sua atividade profissional entre o ensino do Desenho e da História da Arte, o grafismo, a ilustração, o urbansketching e o design e restauro de aparelhos vintage de alta-fidelidade.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,310,629