"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Electra 23: A Atenção

Entrevistas a Svetlana Alpers e Phillipe Descola. de. Kavafis e Kundera. Maria Helena Vieira da Silva: cartas e desenhos inéditos. E mais.

A Atenção é um recurso escasso e precioso, objecto de uma guerra de concorrência sem tréguas para conseguir a sua captura. Nunca houve uma tão grande proliferação de informação, de produtos de consumo, de bens culturais, de acontecimentos que reclamam a atenção. Uma questão fundamental do nosso tempo que é abordada no dossier central do número 23 da revista Electra, através de artigos e entrevistas de Yves Citton, Enrico Campo, Mark Wigley, Georg Franck e Claire Bishop.

Na secção “Primeira Pessoa”, são publicadas entrevistas à escritora, professora e crítica norte-americana Svetlana Alpers (por Afonso Dias Ramos), cujo trabalho pioneiro redefiniu o campo da história da arte nas últimas décadas, e a Philippe Descola (por António Guerreiro), figura central da Antropologia, que aborda temas que vão desde a produção de imagens e das tradições e dos estilos iconográficos à questão da oposição entre natureza e cultura.

A secção «Furo» apresenta um conjunto de desenhos e cartas inéditos da pintora Maria Helena Vieira da Silva quando, em 1928, com 20 anos, em 1928, foi a Itália numa viagem de descoberta artística.

Na secção “Figura”, a Electra apresenta um retrato do poeta grego Konstandinos Kavafis, feito pelo professor e tradutor Nikos Pratsinis, a partir de oito perguntas capitais.

Ainda neste número, o escritor Christian Salmon comenta uma reflexão sobre a história trágica da Europa Central de Milan Kundera; o jornalista e colunista brasileiro Marcelo Leite trata das investigações em curso desde os anos 90, com vista ao uso farmacológico e terapêutico dos psicadélicos; a escritora e veterinária María Sanchez constrói um diário que é atravessado por procuras e encontros, casas e viagens, livros e animais, terras e mulheres, amor e amizade; o arquitecto, investigador e curador chileno Francisco Díaz aborda a relação entre solo e terreno, a partir do projecto da Cidade da Cultura de Santiago de Compostela, da autoria de Peter Eisenman; e o artista e ensaísta João Sousa Cardoso escreve sobre a obra do escultor Rui Chafes.

A Electra é uma revista,  de pensamento e  cultura contemporânea, publicada pela Fundação EDP.?Com duas edições, em português e em inglês, tem periodicidade trimestral. Pode ainda ser acompanhada no Instagram, em @electra.magazine, e no website electramagazine.com.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,316,979