"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mostra de obras portuguesas em Nova Iorque dá início a parceria cultural internacional

Uma mostra de desenhos portugueses em Nova Iorque dá hoje início a uma parceria entre a Hispanic Society Museum and Library (HSML) e a Fundação Gaudium Magnum, visando estimular o intercâmbio cultural entre Portugal e outros países.

Lamentação de Cristo (recto) e Noli Me Tangere (verso), Amaro do Vale

A exposição incluirá obras de artistas portugueses como Domingos Sequeira, Fernão Gomes, Cirilo Volkmar Machado, Amaro do Vale e desenhos de viagens de Baron Isidore Taylor, Ernest Peixoto e Orville Houghton.

Trata-se de uma parceria entre a HSML, a principal instituição dedicada à preservação, estudo, compreensão, exposição e apreciação da arte e culturas de países e comunidades de língua portuguesa e espanhola, e a Fundação Gaudium Magnum, sem fins lucrativos, sediada em Lisboa e fundada por Maria e João Cortez de Lobão em 2018.

"É com grande entusiasmo que iniciamos esta nova parceria com a Fundação Gaudium Magnum, dando destaque às obras portuguesas da nossa coleção e encontrando novas formas de interagir com a comunidade portuguesa na cidade de Nova Iorque e nos Estados Unidos em geral", disse Guillaume Kientz, director e CEO da HSML.

"Esta parceria surge num momento particularmente importante, considerando que 2024 é o 500.º aniversário de Luís Vaz de Camões, o maior poeta de Portugal, que pretendemos celebrar com os nossos novos parceiros", acrescentou.

Para assinalar a parceria, a Fundação Gaudium Magnum doou uma obra do pintor português Amaro do Vale, que passará a estar exposta no museu nova-iorquino da Hispanic Society Museum and Library.

A obra - intitulada "Lamentação de Cristo (recto) e Noli Me Tangere (verso)" - será exibida de forma permanente na HSML durante a "Master Drawings Week New York", principal feira de arte que destaca e homenageia “obras notáveis em papel” nos Estados Unidos.

"Acreditamos que, através desta parceria, seremos capazes de dar novos passos na promoção do rico património cultural de Portugal nos Estados Unidos, permitindo a redescoberta de muitos capítulos esquecidos da nossa história partilhada. Amaro do Vale é o exemplo perfeito do tipo de intercâmbios interculturais que pretendemos destacar", advogou Maria Cortez de Lobão, co-fundadora da Fundação Gaudium Magnum, citada em comunicado.

Ainda sobre Amaro do Vale, disse: "Muito ativo e documentado em Lisboa, a maior parte do seu trabalho foi perdida durante o famoso terramoto que destruiu a cidade em 1755. Hoje, o seu trabalho é conhecido principalmente devido à sua contribuição no Escorial, juntamente com o pintor italiano Federico Zuccari e Pellegrino Tibaldi".

Além desta mostra, as duas instituições terão uma série de exposições e eventos planeados para ocorrer ao longo de 2024 e nos próximos anos.

Fundada em 1904 por Archer Milton Huntington, a HSML funciona como museu e biblioteca públicos de acesso gratuito, dedicada exclusivamente à preservação, estudo, compreensão, exposição e apreciação da arte e culturas de países e comunidades de língua portuguesa e espanhola.

No museu estão reunidas obras-primas de El Greco, Velázquez, Zurbarán, Rodríguez Juárez, Goya, Campeche, Arrieta, Sorolla, Orozco e Tàpies, esculturas de Pedro de Mena, Luisa Roldán e Caspicara, assim como obras de todas as áreas das artes decorativas.

Já a Fundação Gaudium Magnum concentra-se no apoio à cultura, educação e investigação, atuando como embaixadora do património cultural nacional de Portugal e promovendo o diálogo entre instituições locais e estrangeiras.


Fonte: LUSA | 1 de fevereiro de 2024

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,280,275