"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Companhia Nacional de Bailado interpreta uma estreia mundial, Upstream do coreógrafo Andrew McNicol

Hugo David, 2021 © CNB

A peça "Upstream" do coreógrafo britânico Andrew McNicol, vai ser interpretada pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), em estreia mundial, a 14 de março, num programa que também tem obras de William Forsythe e George Balanchine, anunciou a companhia.

Pela primeira vez a colaborar com a CNB, Andrew McNicol desenhou a nova peça inspirado numa partitura do compositor escocês Peter Gregson, ponto de partida que lhe forneceu "um mapa" para percorrer em conjunto com os bailarinos e bailarinas da companhia portuguesa.

"Upstream" vai ser interpretada de 14 a 24 de março, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, inserida num novo programa da CNB que inclui as peças de dança "Workwithinwork", de Forsythe, e "Concerto Barocco", de Balanchine, numa altura em que o Teatro Camões, casa da companhia, se encontra encerrado para obras de requalificação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

"O que tem sido sempre consistente em todo o meu trabalho, e esta peça não é exceção, é o facto de ser muito impulsionado pela música. Neste caso, a bela partitura do compositor Peter Gregson. A sua música comoveu-me. Há algo incrivelmente imersivo e visível na qualidade da sua música, que tem esta dinâmica mas, ao mesmo tempo, deixa espaço para a dança", explica Andrew McNicol, citado no comunicado da CNB.

Por seu turno, "Workwithinwork", de William Forsythe - coreografia estreada em 1998 pelo Ballet de Frankfurt, na Alemanha - vai ser agora dançada pela primeira vez pela CNB.

Esta peça "espelha a obra de um coreógrafo que aborda a dança de forma a explorar e desconstruir códigos da técnica de dança clássica, quebrando convenções, e que também é reconhecido pela forma como transforma o espaço cénico", assinala o texto da companhia.

"Concerto Barocco", de George Balanchine (1904-1983), um coreógrafo cujo trabalho continua a influenciar várias gerações de criadores e bailarinos em todo o mundo, começou como um exercício para a School of American Ballet, e foi dançado pelo American Ballet Caravan numa digressão sul-americana em 1941, entrando posteriormente no repertório dos Ballet Russes de Monte Carlo.

Trata-se de uma obra abstrata desenvolvida a partir da música de Johann Sebastian Bach, e a coreografia corresponde a uma personificação da música nos corpos dos bailarinos, que conta, nos papéis solistas, com Inês Ferrer, Miyu Matsui e Aeden Pittendreigh, Leonor de Jesus, Inês de Serra e Moura e Francisco Morais; Andreia Mota, Tatiana Grenkova e Frederico Gameiro.

Em Portugal, "Concerto Barocco" foi dançada pela última vez pela CNB em julho do 2022, no Millennium Festival ao Largo.

A estreia do novo programa - com três obras de épocas e de gerações de coreógrafos muito distintas, mas que dialogam entre si, através de uma base na dança clássica - terá acompanhamento musical pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Pedro Carneiro, contando ainda com solistas da Orquestra de Câmara Portuguesa.

No dia 13 março, às 20:00, a CNB promove um ensaio geral solidário, no Teatro Nacional de São Carlos, que reverterá a favor das associações de solidariedade social Portugal com ACNUR, agência do ONU para os refugiados, Pedalar sem Idade e ÂNIMAS.

No dia 16 de março, às 17:00, o salão nobre do Teatro Nacional de São Carlos será palco de mais uma conversa pré-espetáculo, do ciclo "Vamos Falar de Dança", sobre as três obras apresentadas neste programa, com convidados, aberta à participação do público.


Fonte: LUSA | 4 de março de 2024

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,293,706