"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ÁTOA lançam novo single 'Romance de Balcão', um hino à vida universitária

‘Romance de Balcão' é o novo single dos ÁTOA e já está disponível em todas as plataformas digitais. A canção marca um regresso da banda eborense às origens e aos corredores da Universidade de Évora, já em idade adulta, revisitando o ambiente universitário das Tunas, amigos e amores dos tempos de faculdade.

© João Machado
Nas palavras do próprio grupo, ‘Romance de Balcão’ é “sobre a vida de um estudante universitário. É um tema em que exploramos a liberdade dessa fase intensa, as saídas à noite com os amigos e colegas de faculdade e os primeiros amores”

O single conta com a participação do Grupo Académico Seistetos, uma das mais populares Tunas Académicas de Évora, fundado em 1992. A canção apresenta uma sonoridade pop eletrónica, que a banda funde com o som tradicional das Tunas Universitárias e antecipa o próximo EP dos ÁTOA, com lançamento previsto para maio.

Com letra e música da autoria de João Direitinho e Mário Monginho, produção e programação por Rodrigo Liaça e João Barbosa, ‘Romance de Balcão’ é o primeiro single a ser editado pela nova formação do trio. Os ÁTOA são compostos agora por Direitinho, Monginho e o baterista Tiago Teixeira, que integrou a banda no inicio de 2024.  

O novo single é acompanhado por um videoclipe com realização a cargo de Vendinni.  O visual foi captado em Évora, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, durante as gravações da música e reflete a amizade e a cumplicidade entre os elementos da banda e do Grupo Académico Seistetos

'Romance de Balcão' é o tema de avanço do próximo EP da banda, com lançamento previsto para maio. Este será o segundo curta duração dos ÁTOA, sucedendo a "Sem Noção", de 2017. Do percurso do trio fazem, também, parte dois álbuns, "Idade dos Inquietos“ (2015) e "Sem Medos" (2019), e singles com airplay nas principais rádios nacionais, como 'Hoje', 'Distância' e os mais recentes 'Super-Herói' 'Drunk Again'.

SOBRE OS ÁTOA
Chamam-se ÁTOA porque, no início de carreira, tudo parecia acontecer meio “à toa” e escreviam canções quando a inspiração surgia. No entanto, estes rapazes de Évora seguiram um caminho que de aleatório nada tem.

Após terem vencido um concurso da plataforma Tradiio assinaram com uma editora e lançaram os primeiros originais e o álbum de estreia, “Idade dos Inquietos“, em 2015, que deu a conhecer temas como 'Distância' e 'Falar A Dois'. Seguiram-se os singles A Cada Passo,Queria Ser e Já Não, incluídos no EP “Sem Noção”, de 2017. Estes temas resultaram uma digressão com mais de 200 concertos por todo o país - nomeadamente nos festivais MEO Sudoeste e MEO Marés Vivas - e a nomeação para dois Globos de Ouro, nas categorias “Artista Revelação” e “Melhor Banda” e para o “Prémio Revelação” da Rádio Nova Era.

Em 2019 lançam o segundo álbum, “Sem Medos”, com uma sonoridade mais madura e do qual fazem parte temas comoHoje, Pensa PositivoeSem Ti, que estabeleceram a influência dos ÁTOA tanto no espaço digital como na rádio e televisão, com os respetivos videoclipes a ganharem rotação na MTV Portugal

Seguiram-se mais singles, como Pensamento, Super-Herói,Drunk Againe Paraquedas, este último uma colaboração com os LUA, todos com airplay nas principais rádios nacionais e locais. 

Além de comporem para outros artistas, os ÁTOA estão agora a trabalhar num novo EP, que será editado com o selo da Valentim de Carvalho. Deste novo trabalho desvendam, agora, o tema ‘Romance de Balcão'.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,293,623