"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

4ª Edição do programa de Residências Artísticas do Museu Bordalo Pinheiro

O Museu Bordalo Pinheiro anuncia a abertura da 4ª edição do programa Residências Artísticas Bordalo Pinheiro, um programa de residências e exposições que visa promover a produção artística contemporânea, relacionando-a com a obra e o pensamento de Rafael Bordalo Pinheiro.

Nesta quarta edição do programa Residências Artísticas Bordalo Pinheiro, serão aceites, até dia 15 de abril, candidaturas nas áreas da Pintura, Desenho, Banda Desenhada, Ilustração, Escultura, Cerâmica, Instalação, Vídeo, Fotografia, ou outras áreas, desde que enquadráveis nos objetivos do programa.

Serão selecionados quatro (4) artistas, que beneficiarão de uma remuneração de 1000 (mil) euros e de espaço de residência. Posteriormente, os resultados da residência artística serão apresentados em exposição no Museu.

Aceitam-se candidaturas individuais, de artistas emergentes ou estudantes de arte, de qualquer idade ou nacionalidade, com residência em Portugal. 

Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) foi um artista polivalente, trabalhando em áreas tão diversas como o desenho humorístico, a cerâmica ou a banda desenhada. Foi também um artista que refletiu de forma crítica o quotidiano cultural, político e social da época em que viveu. Um homem de convicções cívicas e políticas, que defendeu valores como a liberdade de pensamento, a denúncia das injustiças ou desigualdades e, claro está, o humor.

É nessa polivalência artística e nesses valores que se alicerça o presente programa de residências e exposições do Museu Bordalo Pinheiro, um museu fundado em 1916, fruto da visão e do empenho do colecionador Ernesto Cruz Magalhães, seu admirador incondicional e quem mandou erigir a moradia para o efeito.

Leia aqui o regulamento do programa Residências Artísticas Bordalo Pinheiro.
Agenda
Bem Estar

DescomplicaMente

Auditório Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 29 Mai 2025  |  16h15

Outras

Signa Poesis

Centro Cultural Penedo da Saudade 29 Mai 2025  |  18h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente.

Visitas
107,812,682