"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Percebes" e "Amanhã Não Dão Chuva" em Annecy!

Percebes (2024, Portugal / França, ANI / DOC, 11'30''), o mais recente filme realizado por Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, está selecionado para a competição de curtas-metragens da 48ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, de 9 a 15 de junho. Esta curta-metragem está também em competição no Animafest Zagreb, que decorre entre 3 e 8 de junho.

Sobre o seu recente trabalho, as realizadoras do BAP - Animation Studios comentam que "Este filme nasceu da vontade de mostrar um Algarve com voz própria, que quer olhar para um outro lado do postal turístico: o lado de quem o vive durante todo o ano. Um elogio às pessoas, ao mar e à sua fauna, que estão a resistir às violentas transformações do turismo".

É o regresso de Laura Gonçalves ao Animafest Zagreb, onde em 2022 com o filme O Homem do Lixo, em estreia internacional, conquistou dois prémios - Melhor Curta-Metragem em Competição e Prémio do Público - e posteriormente foi também selecionado para a última edição do Festival de Annecy

No programa PerspectivesAmanhã Não Dão Chuva (2024, Portugal / Alemanha, ANI, 11'30''), estará também na competição de cinema desta 48ª edição do festival. O filme, realizado por Maria Trigo Teixeira e co-produzido pela AIM Creative Studios (Portugal) e pela Wait-a-Second (Alemanha), conta a história de Oma. À medida que envelhece, a perceção de Oma começa a mudar. Enquanto a filha tenta adaptar-se à sua nova situação, ela parece afundar-se cada vez mais em si própria. 

PERCEBES
Portugal, França, 2024, ANI, DOC, 11'30''
Realização: Alexandra Ramires (Xá), Laura Gonçalves
Produção: David Doutel, Vasco Sá, BAP – ANIMATION STUDIOS
Edwina Liard, Nidia Santiago, IKKI FILMS
Argumento: Alexandra Ramires (Xá), Laura Gonçalves, Regina Guimarães
Música: Nicolas Tricot
Som: Bernardo Bento
Animação: Inês Teixeira, Joana Teixeira, Leonor Pacheco, Laura Equi, Carolina Bonzinho 

AMANHÃ NÃO DÃO CHUVA
Portugal, Alemanha, 2024, ANI, 11'30''
Realização: Maria Trigo Teixeira
Produção: Jonas César, AIM - Creative Studios, Karsten Matern, WAIT A SECOND!
Argumento: Maria Trigo Teixeira
Montagem: Maria Trigo Teixeira
Música: Falk Meutzner
Som: Nico Voß
Animação: Maria Trigo Teixeira
Voz Off: Teresa Arcanjo, Maria do Céu Magalhães

Regina Pessoa é a autora do cartaz deste ano do Festival de Annecy 



Portugal será o país em destaque na edição do próximo ano do Festival de Cinema de Animação de Annecy, um dos mais importantes festivais do género.

A animadora e ilustradora portuguesa Regina Pessoa é, mais uma vez, a autora do cartaz do Festival de Cinema de Animação de Annecy, que se realiza de 9 a 15 de junho e que terá como tema a animação portuguesa. Sobre a sua criação, comentou: "Baseei-me no meu profundo amor por Annecy, por Portugal e pela sua história, mas também no facto de ser mulher. É por isso que uma mulher está no centro da imagem do cartaz, em jeito de homenagem. São dotadas de poderes sobrenaturais, estas heroínas desconhecidas, ofuscadas, que dedicaram toda a sua vida às suas famílias. E, no entanto, continuam a cantar e a dançar". E acrescentou: "Nas águas límpidas do lago Annecy ou no nosso oceano português, esta mulher representa o equilíbrio entre a graça e o poder perante a adversidade. É uma nadadora e uma dançarina que canta no seu vestido comprido. Uma referência ao fado, expressão do equilíbrio entre a alegria e a solenidade, é entrelaçada com cravos vermelhos, símbolo da revolução democrática que este ano completa 50 anos".

Durante o evento, haverá ainda 7 programas, escolhidos por especialistas tais como Fernando Galrito - Diretor do Festival Internacional de Animação de Lisboa (MONSTRA) - dedicados à animação portuguesa, um momento especial para apreciar o talento e os conteúdos de animação produzidos por tantos artistas portugueses de renome.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,284,433